Plano diretor vai definir entorno da Cidade Administrativa

O governador Aécio Neves participou, no Palácio das Mangabeiras, de reunião de trabalho com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (15), no Palácio das Mangabeiras, de reunião de trabalho com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Durante o encontro, que contou com a presença do vice-governador Antonio Anastasia, e do presidente da Codemig, Oswaldo Borges, eles conversaram sobre a elaboração de uma proposta de lei para criar um plano diretor, que definiria regras para ocupação do entorno da Cidade Administrativa. O complexo de prédios, em construção no bairro Serra Verde, abrigará toda a administração direta do Estado, incluindo secretarias e órgãos estaduais.

“Estamos preparando a redação final da proposta de lei do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo para enviar na próxima semana para a Câmara. O Governo do Estado contratou um trabalho de consultoria, que ficou pronto recentemente, sobre as hipóteses da melhor ocupação no entorno da Cidade Administrativa. Tivemos uma discussão técnica no sentido de definirmos, trocando ideias sobre a visão da Prefeitura, a visão do Governo do Estado, sobre como encaixar, no projeto do Plano Diretor Lei do Uso e Ocupação, as áreas no entorno, na área de influência da futura Cidade Administrativa“, afirmou o prefeito Marcio Lacerda em entrevista após a reunião.

O prefeito afirmou que a proposta de lei definirá o tipo de atividade que poderá ser realizada na área do entorno da Cidade Administrativa, buscando o desenvolvimento econômico e social da região. Segundo Marcio Lacerda, antes de ser encaminhada para apreciação dos vereadores, a proposição ainda será discutida com as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente, pela Advocacia Geral do Estado e a Procuradoria do Município.

“Queremos que as áreas sob a influência da Cidade Administrativa tenham, no futuro, uma ocupação que atenda uma visão de desenvolvimento econômico e social para a região. Iremos falar de definição de taxa de ocupação, de direito de construção e tipos de atividades que poderiam existir ou não. É uma visão urbanística focada no desenvolvimento sustentável e no desenvolvimento integrado da região que precisa de hotel, de centro de convenção, de shopping, de conexões modais de transportes, estações para integração de meios de transporte, para favorecer o transporte coletivo e assim por diante”, disse.