Começa em janeiro mudança para Cidade Administrativa

O governador Aécio Neves marcou para 15 de janeiro de 2010 a data de mudança do primeiro grupo de funcionários para a futura sede do Governo do Estado.

Começa em janeiro mudança para Cidade Administrativa
Foto: João Luiz dos Anjos/Divulgação

O governador Aécio Neves marcou para 15 de janeiro de 2010 a data de mudança do primeiro grupo de funcionários para a futura sede do Governo do Estado, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte. Durante visita às obras da Cidade Administrativa, nesta segunda-feira (13), para retirada do último pilar de sustentação da futura sede do Governo - o maior prédio suspenso do mundo -, ele anunciou que, inicialmente, serão transferidos para o complexo de prédios projetado por Oscar Niemeyer, a Governadoria, a Vice-governadoria e as secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Governo. Os outros servidores serão transferidos ao longo do primeiro semestre.

“Estarei inaugurando a nova cidade administrativa de Minas Gerais e transferindo para cá a sede do governo com as primeiras secretarias de Estado no próximo dia 15 de janeiro. É a data que estou definindo como oficial para a transferência da sede do Governo para a nova Cidade Administrativa. E até por uma questão de logística e cuidado com os cerca 16 mil servidores que aqui estarão trabalhando, faremos essa mudança em etapas. Viremos o Gabinete do Governador, a Vice-governadoria e duas secretarias de Estado. No mês seguinte, um novo grupo de secretarias. E assim, sucessivamente para que até no meio do ano que vem, toda a estrutura da administração direta de Minas Gerais esteja sediada e funcionando aqui na cidade administrativa”, disse Aécio Neves, em seu discurso.

Minas Gerais, Tiradentes e JK

O governador também enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que dá nomes aos prédios públicos e ao auditório da Cidade Administrativa. Na proposta encaminhada ao Legislativo pelo governador, nesta segunda-feira, a futura sede do Governo se chamará Palácio Tiradentes, o auditório ganhará o nome de Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e os dois prédios de secretarias, “Minas” e “Gerais”.

“Estou assinando uma mensagem que enviarei hoje ainda à Assembleia, dando nome - que, de alguma forma, reflita a dimensão histórica dessa obra - aos prédios que aqui estão sendo construídos. Portanto, a Cidade Administrativa passa a incluir quatro prédios que serão agora nominados a partir da proposta que enviaremos à Assembléia”, anunciou.

O valor da obra, de R$ 948 milhões, é custeado integralmente pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), recursos com destinação exclusiva para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento do Estado.

Gestão eficiente

A Cidade Administrativa receberá, ao todo, 16 mil servidores e um público flutuante estimado em mais 5 mil pessoas. Atualmente, a administração direta do Estado funciona em 53 endereços diferentes.

Além de permitir uma gestão mais eficiente dos serviços públicos, a centralização das unidades de governo vai gerar uma economia de R$ 85 milhões/ano em relação às despesas atuais com custeio de manutenção. O Governo vai economizar principalmente em aluguéis, telefonia, transporte, manutenção de prédios e outros serviços a partir de 2010.

No complexo, os servidores estaduais terão melhores condições de trabalho em prédios modernos e mobiliário mais confortável. Os servidores contarão com prédio de convivência com 4,5 mil quadrados de área destinada a restaurantes, lojas e agências bancárias, entre outros serviços. Além disso uma ampla área verde oferecerá melhor qualidade de vida aos funcionários.