Anastasia inaugura obras do Governo de Minas no interior

O governador em exercício cumpriu agenda no interior do Estado, quando inaugurou obras de saúde e habitação do Governo de Minas nas regiões do Sul de Minas e do Campo das Vertentes.

Anastasia inaugura obras do Governo de Minas no interior
Foto: Marco Evangelista/Secom MG

O governador em exercício Antonio Anastasia cumpriu agenda, nesta sexta-feira (9), no interior do Estado, quando inaugurou obras de saúde e habitação do Governo de Minas nas regiões do Sul de Minas e do Campo das Vertentes. Em Nazareno, Anastasia inaugurou uma unidade do programa Farmácia de Minas e anunciou a conclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Santo Antônio. Os investimentos foram de R$ 388 mil.

No hospital municipal, foram aplicados R$ 148 mil nas obras de reforma e ampliação e R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Na unidade do Farmácia de Minas, o Governo de Minas aplicou R$ 90 mil, sendo R$ 55 mil para a construção do estabelecimento - obra executada pelo município - e R$ 35 mil revertidos em equipamentos, bibliografia e mobiliário.

A previsão é de que, até 2010, 600 farmácias sejam construídas em todo o Estado. Em 2008, o Programa Farmácia de Minas selecionou 67 municípios de até 10 mil habitantes e, em 2009, por meio de lançamento do novo edital, foram contemplados mais 533 municípios de até 30 mil habitantes.

“Já investimentos muito na saúde pública ao longo dos últimos anos para aprimorar, em especial, a rede de saúde pública no interior do Estado. Porque além dos investimentos na capital, temos também no interior do Estado a necessidade de alocar recursos exatamente com o objetivo de permitir que as pessoas tenham atendimento de qualidade em saúde pública nos seus municípios”, disse Anastasia.

Segundo a secretária de Saúde de Nazareno, Francismara Guimarães, as melhorias no atendimento da saúde pública no município acontecem em função da parceria com o Governo do Estado. Segundo ela, graças a essa parceria, o hospital municipal está recebendo novos equipamentos de alta tecnologia e abrindo novas salas de radiologia, ginecologia e obstetrícia.

Casas populares

Em Careaçu, no Sul de Minas, o governador em exercício Antonio Anastasia fez a entrega de 30 casas do Conjunto Habitacional Novo Horizonte II, dentro do programa Lares Geraes - Habitação Popular. O investimento foi de R$ 780 mil e durante as obras, cerca de 40 empregos diretos e indiretos foram gerados, com o montante aproximado de R$ 147 mil em salários e renda indireta.

“Essas obras possibilitam que pessoas de nosso Estado permaneçam em suas cidades de origem e não se mudem para cidades maiores ou para a capital. Vamos dar habitação, educação, saneamento, saúde e segurança aos municípios menores para dar qualidade de vida e conforto àqueles que neles residem”, disse o governador em exercício, que esteve acompanhado do presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), Sebastião Navarro. E completou: “essas 30 famílias que estão saindo agora do pesadelo do aluguel, que estão deixando de morar de favor, terão nesses lares que se inauguram uma vida próspera, feliz, permeada, de fato, de atos bons. São elas as pessoas de nosso Estado que merecem essa ação firme do governo. A Cohab constrói a casa, mas o lar são essas famílias que vão construir, com seus exemplos e dedicação”.

Adilson Pereira, Paola Caroline de Paiva Bernardes e Roberto Carvalho da Silva, que tem um filho portador de necessidades especiais e vai morar em uma casa adaptada, representaram as 30 famílias durante a inauguração. Todos os contempladas com casas no Conjunto Habitacional Novo Horizonte II receberam as chaves e os manuais da casa própria e foram informados que todos os mutuários que mantiverem seus pagamentos em dia, receberão o bônus de adimplência - um desconto na prestação variável de acordo com a renda familiar. Assim, os mutuários de menor renda terão direito a um desconto maior nas suas prestações, desde que mantenham seus pagamentos em dia.

“Uma das mais importantes carências de todo povo mineiro é a habitação. Por causa das verbas liberadas pelo Governo de Minas, temos a oportunidade de hoje inaugurar aqui este conjunto habitacional em Careaçu”, disse o prefeito Tovar dos Santos Barroso.

Em 88 municípios do Sul de Minas, estão sendo aplicados R$ 122 milhões entre conjuntos habitacionais entregues, concluídos ou ainda em construção, gerando durante as obras cerca de 7.500 empregos diretos e indiretos e R$ 28,5 milhões em salários e renda indireta.

Na região já foram entregues quase cinco mil casas em 51 municípios, descontados os municípios que possuem mais de um empreendimento. Em 16 cidades do Sul de Minas, estão em construção 648 casas, com investimentos de R$ 14,2 milhões, que geram durante as obras aproximadamente 812 empregos diretos e indiretos e R$ 3 milhões em salários e renda indireta.

Cidadão Honorário

O governador em exercício Antonio Anastasia também recebeu o título de Cidadão Honorário de Careaçu (foto). “Ao receber essa honraria, levo e levarei com muito orgulho uma homenagem não só a mim, mas a todos os integrantes do Governo Aécio Neves. Juntos, estamos trabalhando firme pelo desenvolvimento e pelo progresso em Minas”, disse o governador em exercício.

A leitura do decreto que concedeu o Título de Cidadão Honorário foi feita pelo secretário da Câmara Municipal de Careaçu, vereador Demétrius Tadeu Sartoris. A autoria da proposição da homenagem foi do vereador Sidney Souza Silva, popularmente conhecido como Coquinho.

“É com grande alegria que nós vereadores, prefeito e comunidade de Careaçu recebemos em nossa cidade o professor Anastasia. Maior ainda é a nossa satisfação em ver que tão ilustre figura no cenário político mineiro dispensa tamanha atenção ao nosso humilde município”, disse o autor da homenagem.