Governador Aécio Neves se reúne com ministros da Itália

Aécio Neves reuniu-se em Roma, com o secretário da Presidência do Conselho dos Ministros da Itália, e com os ministros da Economia e da Defesa.

Governador se reúne com ministros da Itália
Foto: Fabrizio Romiti

O governador Aécio Neves reuniu-se, nesta terça-feira (6), em Roma, com o secretário da Presidência do Conselho dos Ministros da Itália, Gianni Letta (foto), e com os ministros da Economia, Giulio Tremonti, e da Defesa, Ignazio La Russa. Os encontros ocorreram em separado e integraram a agenda do governador de Minas que foi à Itália concluir a transferência da empresa Terna Participações – braço brasileiro da estatal italiana de transmissão de energia - para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Tive a oportunidade de conversar com algumas das principais autoridades políticas da Itália, inclusive, com o ministro da Economia, com o ministro da Defesa e há entre todos eles uma grande expectativa em relação ao que ocorre no Brasil, sobre o processo de crescimento por que passa o Brasil. E hoje não se planeja estrategicamente um investimento, mesmo parcerias no campo político, sem que o Brasil tenha um papel de destaque”, disse o governador Aécio Neves após reunião com Letta. O secretário da Presidência exerce funções correspondentes ao ministro da Casa Civil no Brasil e é um dos principais auxiliares do presidente da Itália, Silvio Berlusconi.

Durante o encontro com o governador de Minas, o ministro da Economia, Giulio Tremonti, questionou sobre a possibilidade de haver mudanças na economia brasileira em função das próximas eleições presidenciais. Aécio Neves disse a Tremonti que o Brasil está maduro e que não há espaço para rupturas na economia. O governador destacou, entretanto, que ainda são necessárias muitas reformas estruturais no Brasil que ainda ficaram por fazer, com a tributária e previdenciária.

O governador Aécio Neves disse ter a expectativa que tanto os partidos da situação quanto da oposição, cientes das suas responsabilidades, possam defender uma agenda consensual para o Brasil, em torno de reformas básicas que possam ser levadas à frente, quem quer que seja o vencedor na próxima eleição.

A agenda do governador incluiu conversas com o presidente do UDC, partido oposicionista ao governo italiano, Píer Ferdinando Cassini, e com o secretário-geral do partido, Lorenzo César. Aécio Neves e Cassini se aproximaram quando ocuparam, respectivamente, as presidências da Câmara dos Deputados e da Câmara Italiana.

Conselho dos Ministros

Durante o encontro com Gianni Letta, eles falaram sobre as antigas relações de Minas Gerais com a Itália, com destaque para a instalação da Fiat em Betim, em 1976. O governador lembrou que recentemente esteve no município de Sete Lagoas para inauguração da nova planta da Iveco, empresa do Grupo Fiat. É na unidade mineira que está instalado o Centro de Pesquisa da Iveco.

Letta destacou a importância de ter uma unidade em Minas para o Grupo Fiat. Ele ressaltou que, durante a crise vivida pela empresa nos últimos meses, foi exatamente a planta de Betim que mais contribuiu com a empresa.

Economia mundial

Aécio Neves e Gianni Letta também debateram sobre a crise econômica mundial. Para o governador, a expectativa é de que o pior já tenha passado tanto para o Brasil quanto para a Itália.

O conselheiro do presidente italiano concordou com o governador. Segundo ele, o desemprego ainda é uma preocupação no país europeu, mas já existe um otimismo, pois as empresas começam a receber novas encomendas.

O governador de Minas disse que o Brasil espera atingir um crescimento de 4% neste ano. Letta ficou surpreso e afirmou que, mesmo numa análise otimista, não se espera um crescimento superior a 0,4% para a Itália.

Em seguida, o governador se reuniu com o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, que também é o presidente do partido Popolo Della Liberta, a qual também pertence o presidente italiano, Silvio Berlusconi.

Durante o encontro, Aécio Neves teve a oportunidade de falar sobre a situação econômica brasileira, sobretudo no momento da crise mundial, e especificamente sobre Minas Gerais. Ele destacou a maior proximidade que o Estado passa a ter com a Itália após a aquisição da Terna pela Cemig.

Portanto, foi uma visita extremamente produtiva tanto no campo comercial, com a aquisição da Terna pela Cemig, que nós hoje sacramentamos com a direção da empresa, quanto, também, do ponto de vista político com novos canais que estão se abrindo”, disse Aécio Neves.