Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador em exercício participa da abertura da 5ª Inovatec

Antonio Anastasia participou no Expominas, em Belo Horizonte, da abertura da 5ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Anastasia Participa da abertura da 5 Inovatec
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador em exercício, Antonio Anastasia, participou nesta terça-feira (6), no Expominas, em Belo Horizonte, da abertura da 5ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inovatec), uma das mais amplas e diversificadas mostras de novas tecnologias aplicadas em produtos e equipamentos do país. A feira acontece entre os dias 6 e 9 de outubro. 

Durante o evento, Anastasia assinou um conjunto de medidas para o setor de ciência, tecnologia e ensino, entre acordos de cooperação técnica e autorizações de investimentos nos projetos estruturadores do Governo do Estado.

“É com muita satisfação que Minas Gerais tem sido, ao longo dos anos, uma grande referência em termos de tecnologia. Temos aqui grandes universidades públicas e privadas, e Minas, cada vez mais, torna-se uma referência nacional e internacional, inclusive com indústrias de ponta e serviços também de muita qualificação na área da ciência e tecnologia. É com muito gosto que Minas sedia já, pela sua quinta edição, essa Inovatec, uma grande feira, e ao mesmo tempo permitindo debates e eventos relativos ao desenvolvimento científico e tecnológico”, disse o governador em exercício, em entrevista.

Ano da França no Brasil

Fazendo parte das comemorações do “Ano da França no Brasil”, uma delegação francesa está participando como convidada da Inovatec. Durante a solenidade de abertura da feira, foi assinado acordo de cooperação entre o Estado de Minas Gerais e a Região da Bretanha, na França, para ações nas áreas da produção e transformação do leite, tecnologia da informação e comunicação com desenvolvimento particular da Web 2.0. O acordo prevê a troca de experiências e promoção da cooperação entre as duas regiões; o intercâmbio de cientistas e engenheiros e a formação de jovens cientistas.

Indubitavelmente, ciência, tecnologia, inovação e conhecimento, todas essas expressões, dependem da inteligência, do conhecimento, da ousadia, da criatividade, do empreendedorismo humano. É o homem que de fato da vida a tudo aquilo que falamos e que é objeto desse grandioso evento”, disse Anastasia.

Além do vice-presidente da Região da Bretanha, André Lestaignol, cinco renomados pesquisadores da área de leite e derivados da França participaram de um workshop de fortalecimento das relações franco-brasileiras em leite e derivados. O evento também conta com a participação da delegação de Nord Pas De Calais, representada por três polos de competitividade e um Centro de Inovação que farão interlocuções com universidades, empresas, polos e Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Minas.

Convênios e termos de cooperação

O governador em exercício assinou, durante a abertura da Inovatec, convênio de cooperação com a empresa IBM Brasil e instituições parceiras, para formar profissionais de Tecnologia da Informação. Entre as iniciativas previstas no Programa de Capacitação com Especialidades na Área de TI estão: o fomento a cursos de nível técnico; desenvolvimento de cursos de especialização com foco em inovação; e apoio aos cursos de graduação na área da TI, por meio do treinamento de professores, utilização de softwares e computadores de grande porte.

Também foi assinado termo de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o grupo empresarial de Santa Catarina, Embraco, no valor de R$ 10 milhões, a serem desembolsados ao longo de cinco anos. O acordo tem como base a importância da colaboração entre pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa e pesquisadores de empresas privadas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Minas Gerais e do Brasil.

Também participaram da abertura da Inovatec, o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault; o ministro interino de Ciência e Tecnologia, Antônio Elias; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal; o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges; o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Robson Andrade.

Prêmio “Marcos Luiz dos Mares Guia”

Durante a Inovatec, foi entregue o Prêmio de Pesquisa Básica, concedido pelo Governo do Estado àqueles que por suas atividades tenham contribuído significativamente para o avanço da Ciência. Os homenageados deste ano foram Marcus Vinícius Gómez e Ricardo Gazzinelli.

“O prêmio foi concedido a dois grandes pesquisadores, cientistas, homens públicos do nosso estado, que devem receber o nosso agradecimento e a reverência de toda Minas, que sirva de exemplo para que o conhecimento, marca principal do século XXI, seja também sinônimo do nome do nosso Estado: Minas Gerais, o Estado do conhecimento”, disse Anastasia.

Veja mais informações sobre a Inovatec
 

Fonte:

Últimas Notícias