Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Aécio Neves se reúne com presidente Lula em Brasília

O governador esteve reunido com o presidente da República no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF). Durante o encontro, os dois conversaram sobre assuntos econômicos, entre eles problemas enfrentados pelos setores siderúrgicos e de mineração, no Estado.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Aécio Neves se reúne com presidente Lula em Brasília
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governador Aécio Neves esteve reunido com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (29), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF). Durante o encontro, os dois conversaram sobre assuntos econômicos, entre eles problemas enfrentados pelos setores siderúrgicos e de mineração, no Estado. 

“Foi uma conversa em torno da situação econômica do Estado. Eu já havia dito a ele, em Minas, sobre alguns problemas que o setor mineral e o setor siderúrgico estavam vivendo. Ele conhece esses problemas e temos as mesmas preocupações em relação a eles. Foi uma conversa que teve boa parte tomada por essa avaliação nacional e também a nossa avaliação mineira. Felizmente, voltamos a apresentar agora indicadores de crescimento”, disse Aécio Neves, em entrevista após o encontro.


O governador também relatou ao presidente a sua preocupação com a inclusão dos recursos da Lei Kandir aos estados exportadores. Os governadores aguardam uma definição do governo federal quanto a inclusão dos repasses aos estados pelas perdas da Lei Kandir na proposta orçamentária para 2010.


“Voltei a dizer da relevância de encontrarmos uma solução para questão da Lei Kandir. Ele disse que tem informações que os Ministérios da Fazenda e do Planejamento estão trabalhando conjuntamente para repor no orçamento, pelo menos aquele valor inicial de R$ 3,9 bilhões, e mais um recurso vinculado ao alcance de determinada receita, ao governo obter determinada receita no ano que vem. Não temos isso ainda confirmado, mas hoje mesmo estaria tendo uma reunião do Ministério do Planejamento com as lideranças da Comissão de Orçamento, que talvez saia já com essa posição”, afirmou.


Ainda em Brasília, o governador Aécio Neves se reuniu com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, na residência oficial de Águas Claras, e com o senador Tasso Jereissati, no Senado Federal.


Viagem


Aécio Neves embarcou na noite dessa terça-feira (29) com destino aos Estados Unidos, onde representará os estados brasileiros da região Sudeste na Reunião de Cúpula dos Governadores sobre Clima Global 2, que acontece em Los Angeles, Califórnia.


O encontro reunirá técnicos, empresários, e lideranças políticas para discutir estratégias para estimular o crescimento econômico, a criação de empregos “verdes” e aumentar o uso de energia limpa, com o objetivo de reduzir o efeito estufa causado pela emissão de gases.


Dos Estados Unidos o governador segue para a Itália e Emirados Árabes, para encontros comerciais.

“Participo nesta semana de dois dias do Encontro de Meio Ambiente que, na verdade, é a sequencia de uma reunião que fizemos em Minas, preparatória para um grande encontro nacional, no ano que vem. Fui convidado para levar a experiência mineira. Temos uma legislação ambiental extremamente avançada no Estado e vou participar mostrando essa nossa experiência. Em seguida, vou à Itália, onde vamos consolidar o entendimento da Cemig com a Terna, de compra da empresa de transmissão da Cemig. De lá, vou com o presidente da Fiemg e alguns empresários mineiros a uma missão de negócios em Dubai”, disse Aécio Neves. 

 

Fonte:

Últimas Notícias