Aécio defende matrizes de energia como fonte de investimentos

Governador Aécio Neves participou, em Los Angeles, da Segunda Cúpula dos Governadores sobre Clima Global, evento organizado pelo governo da Califórnia e co-promovido por outros seis estados norte-americanos, sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Aécio defende matrizes de energia como fonte de investimentos
Foto: Marcelo Capuchinho

O governador Aécio Neves participou nesta quinta-feira (1), em Los Angeles, da Segunda Cúpula dos Governadores sobre Clima Global, evento organizado pelo governo da Califórnia e co-promovido por outros seis estados norte-americanos, sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Aécio Neves foi um dos palestrantes da conferência “Estratégias energéticas para uma economia verde”, relatando a experiência de Minas Gerais. Ele destacou os investimentos do Estado e suas empresas controladas em matrizes de energia renovável.

“A nossa experiência desses últimos sete anos, em que investimos US$ 2 bilhões anualmente em energia limpa, e zero dólares, nenhum real, em combustível de origem fóssil, nos permitiu ao mesmo tempo demonstrar a possibilidade de compartilhar esse tipo de investimento com crescimento econômico. Fomos, ao longo dos últimos quatro anos, o estado que mais cresceu economicamente no país”, disse Aécio Neves, em sua palestra.O governador relatou aos participantes do evento que Minas Gerais foi o primeiro estado a assinar um documento antecipando as metas de 2050, de redução de emissão, para o ano de 2020.

“É a forma que encontramos de estimular outros estados e a nossa região a caminhar na mesma direção. Somos um estado reconhecido pelas parcerias, e lançamos há cerca de dois anos, talvez o mais ousado programa de parcerias com o setor privado na geração de energia limpa”, afirmou.

A Cúpula dos Governadores está discutindo, entre outros temas, as implicações das mudanças climáticas na saúde pública, apresentar propostas sobre transporte, manejo de recursos hídricos e florestais e inovações tecnológicas que possam gerar novas oportunidades para a indústria e a agricultura.

Estão participando do encontro em Los Angeles, cerca de 1.500 pessoas, que se dividem entre os mais de 30 workshops e painéis da Cúpula. Em todos eles, o objetivo é destacar a atuação de estados províncias e regiões, em sinergia com os governos federais, na busca de soluções para os problemas ambientais.

“O papel dos estados sub-nacionais nessa questão é absolutamente vital. Não alcançaremos as metas contratadas se os estados não forem os primeiros a tomarem as iniciativas como as que temos tomado em Minas Gerais, como os governadores que estão presentes têm tomado nos seus estados. Portanto, a grande demonstração, mais do que o conjunto de boas intenções, que temos procurado dar, é essa, de que os investimentos em energia limpa garantem o crescimento econômico e permitirão a Minas Gerais, sobretudo no nosso hemisfério sul, liderar o alcance dessa meta”, afirmou o governador de Minas.

Cemig

A atuação da Cemig também foi destacada pelo governador em sua palestra, como exemplo de empresa de energia limpa. A estatal mineira tem 98% da sua matriz energética limpa.

“Nos últimos dois anos avançamos de forma muito sólida em experiências de energia eólica e seremos, ao final do ano de 2010, o primeiro, o maior e mais importante investidor em energia eólica do país. Pelo nono ano consecutivo temos sido lembrados pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade como empresa de energia líder em sustentabilidade, hoje, no mundo. Portanto, estamos, a partir de Minas Gerais, colocando de forma absolutamente clara e decidida esse tema na agenda nacional”, disse Aécio Neves.

Após a reunião da Cúpula, Aécio Neves se reuniu com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

Amazônia

Antes de sua palestra, Aécio Neves participou de encontro do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, com os governadores do Pará, Ana Júlia, do Amazonas, Eduardo Braga e do Amapá, Valdez Góes. Durante a reunião, ficou acertada a inclusão de questões ligadas à floresta amazônica no documento que será assinado pelos governadores ao final da Cúpula.

“Gostaria de registrar, para alegria pessoal minha, que em uma grande articulação, desde o dia de ontem, os três governadores da região amazônica conseguiram incluir no documento o tema fundamental das florestas. Poucos instantes antes de virem para esse Fórum, eles assinaram com o governador Schwarzenegger a inclusão, portanto, desse tema no documento que será assinado, algo que agradeço não só como governador de Estado, mas como cidadão do mundo”, disse Aécio Neves.