Anastasia inaugura escola de arte e tecnologia Oi Kabum!

O governador de Minas Gerais em exercício, Antonio Anastasia, inaugurou a nova escola de arte e tecnologia Oi Kabum.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador de Minas Gerais em exercício, Antonio Anastasia, inaugurou, nesta sexta-feira (2), a nova escola de arte e tecnologia Oi Kabum!. Desenvolvido em parceria com o Instituto Oi Futuro, a escola é o segundo núcleo do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, aberto ao público em junho, que vai oferecer a jovens da rede estadual de ensino cursos de design, computação gráfica, vídeo e fotografia.

“Essa instalação que acabamos de inaugurar é o que há de mais sofisticado no mundo em termos de cultura digital. Nem mesmo aquelas pessoas que queiram pagar, têm acesso a esse tipo de equipamento, de instalação que esses nossos jovens vão receber aqui. O espaço será referência para Minas Gerais, para Belo Horizonte e para os nossos jovens que têm à disposição o que há de mais moderno e mais avançado de tecnologia, de inclusão. É uma oportunidade de ouro que vamos ter aqui”, afirmou Antonio Anastasia.

Com equipamentos de última geração, o Oi Kabum! atenderá, a cada 18 meses, a 100 jovens, entre 15 e 24 anos, com novas metodologias inovadoras de educação, profissionalização e mobilização social. Dentro do núcleo, o estudante aprenderá, em aulas diárias, a trabalhar com softwares complexos, além de equipamentos como câmeras fotográficas, filmadoras, celulares, projetores, ferramentas de iluminação, som, entre outras atividades. O núcleo Oi Kabum! será operacionalizado, em Minas, pela ONG AIC – Associação Imagem Comunitária.

Inclusão

Durante a inauguração, o governador em exercício, acompanhado de diretores do Instituto Oi Futuro e do secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, visitou as salas de aula da escola Oi Kabum! e conversou com os jovens que passaram por teste de seleção. Ele também visitou as novas instalações do Valores de Minas, primeiro núcleo implantado no Plug Minas, que oferece atividades nas áreas de teatro, dança, circo, música e artes plásticas.

Antonio Anastasia ressaltou que o centro de formação digital, inédito no país, será um dos mais importantes projetos de inclusão de jovens à aprendizagem e ao mercado do trabalho.

“O Plug Minas é algo inédito, algo singular, único em todo Brasil, onde antigamente era um local de sofrimento, da Febem, onde tínhamos muita crueldade, violência, agora é um local de inclusão. Inclusão social dos nossos jovens da rede pública estadual, de inclusão através da cultura digital, daquilo que há de mais moderno”, disse.

O Plug Minas funciona em uma área de aproximadamente 67 mil metros quadrados, no Horto, onde ficava a antiga Febem. Rodeados de extensa área verde, os núcleos serão instalados nos pavilhões, onde antigamente abrigavam os internos.

Parceria

Antonio Anastasia destacou a importância da parceria com o Instituto Oi Futuro que trouxe para Minas Gerais mais uma unidade da escola de tecnologia que já vem sendo desenvolvida no Rio de Janeiro, Recife e Salvador. A solenidade foi apresentada pelo cantor Tony Garrido e teve apresentação de duelo de MC’s.

“Só temos que aplaudir, agradecer a parceria com o Instituto Oi Futuro e dizer que o Governo de Minas acertou muito bem ao decidir transformar toda essa área no projeto Plug Minas e que está indo muito bem com o Valores de Minas e agora com o Kabum. Esse galpão, digamos assim, essa atividade Oi Kabum, são 100, mas se soma aos mais de 500 do Valores de Minas, a outros tantos que chegarão às próximas unidades vinculadas a Usiminas, ao Unibanco, ao Sebrae, ao próprio estado”, afirmou.

Novos núcleos

Durante a visita ao Plug Minas, Antonio Anastasia também conheceu as obras de outros seis núcleos que serão inaugurados em 2010. Além do Valores de Minas, que atende 500 jovens por ano, também já funciona no Plug Minas o projeto Micronações, que trabalha junto aos jovens noções de identidade, valores, símbolos e nação.

Em 2010, outros seis núcleos iniciarão suas atividades: Amigo do Professor, em parceria com Instituto Unibanco; Núcleo Desenvolvimento de Jogos Digitais em parceria com a PUC Minas e Usiminas; Núcleo de Empreendedorismo Juvenil em parceria com o SEBRAE; Núcleo CVT em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Núcleo de Planejamento e Gestão - NPG e; o Caminhos do Futuro, que é a grande galeria do Plug Minas. Com a instalação dos oito núcleos, o Plug Minas seja capaz de atender cerca de 8 mil jovens.

Cada núcleo dará prioridade a uma área específica da cultura digital. Os jovens terão livre acesso à internet e chance de aprender a usar ferramentas da web na produção de vídeos e áudios. Eles terão aulas de design gráfico e de empreendedorismo voltadas para os desafios da micro e pequena empresa no mercado virtual. Aprenderão também cenografia, som e iluminação digital usados no teatro, na dança e em espetáculos musicais.

O Plug Minas foi concebido pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Esportes e Juventude e executado pela OSCIP Instituto Cultural Sérgio Magnani - ICSM, responsável pela gestão operacional do espaço.