Aécio comemora escolha do Rio como sede das Olimpíadas

O governador Aécio Neves comemorou em Los Angeles, nos Estados Unidos, a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.

O governador Aécio Neves comemorou nesta sexta-feira (2), em Los Angeles, nos Estados Unidos, a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional em Copenhague, Dinamarca. Aécio Neves destacou que o evento trará benefícios para o país como obras de infraestrutura e geração de emprego e renda.

“Uma grande vitória do Rio de Janeiro, mas uma vitória maior ainda do Brasil. Pela primeira vez a América do Sul vai sediar os jogos olímpicos. E sabemos que em torno dos jogos olímpicos, além da visibilidade que a cidade e o país passam a ter, vem um conjunto importante de obras que, certamente, ultrapassarão o período dos jogos olímpicos. Isso significa investimentos, significa geração de empregos e um grande benefício que não se limita à cidade do Rio de Janeiro”, afirmou o governador, que está em Los Angeles participando da Segunda Cúpula dos Governadores sobre Clima Global.

O governador destacou que vários estados brasileiros serão beneficiados com a escolha do Rio de Janeiro, já que outras cidades podem sediar alguns jogos. Ele adiantou que Minas Gerais estará em condições para se tornar uma das subsedes das disputas do futebol dentro das Olimpíadas de 2016.

“Minas Gerais, por exemplo, com muita naturalidade, deverá ser uma das subsedes dos jogos de futebol das Olimpíadas. Já que futebol é o único dos esportes que não ocorre apenas na cidade escolhida. E pela sua proximidade e pela estrutura que estamos construindo em Minas Gerais, certamente, o Mineirão sediará alguns desses jogos”, disse Aécio Neves.

Subsede

Em junho deste ano, o governador sancionou a Lei 18.184, que define normas para viabilizar a eventual realização dos jogos em cidades mineiras em 2016. De acordo com a legislação, o Governo de Minas estabelecerá parceria com a União e com os municípios para garantir as obras de infraestrutura necessárias à realização do evento e à acomodação de atletas e turistas. Poderão ser construídos novos ginásios e modernizadas instalações desportivas já existentes.

A Lei prevê também reforço da segurança pública e ações para facilitar o trânsito de pessoas e veículos nos locais onde os jogos se realizarem. O Governo de Minas ficará responsável ainda pela adoção de medidas, como incentivo fiscal, para estimular a participação da iniciativa privada nos eventos olímpicos. Também serão ampliados os serviços públicos de saúde para atender a população, atletas e ao Comitê Olímpico.

O Governo mineiro desenvolverá programas e projetos para assegurar o aproveitamento das instalações dos Jogos Olímpicos em benefício da comunidade, após o encerramento da competição. A Lei prevê também a elaboração de um programa ambiental integrado das Olimpíadas de 2016.

“O mundo começa perceber, cada vez mais, a importância estratégica do Brasil. Portanto, Copa do Mundo em 2014, Olimpíada em 2016, geração de emprego, renda e, sobretudo, um otimismo que passa a tomar conta do Brasil”, disse Aécio Neves.