Anastasia inaugura obras do Proacesso no Norte de Minas

O governador em exercício, Antonio Anastasia, inaugurou dois novos trechos de estradas pavimentadas no Norte de Minas.

Foto: Marco Evangelista / Secom MG

O governador em exercício, Antonio Anastasia, inaugurou neste sábado (03/10), dois novos trechos de estradas pavimentadas no Norte de Minas, pelo Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso). Realizando um antigo sonho da população local, o Governo do Estado investiu R$ 23,3 milhões na pavimentação dos 52 quilômetros que ligam a cidade de Grão Mogol, pela MG-307 ao entroncamento da BR-251. O deslocamento entre a rodovia federal e o município, que durante décadas era feito em quase 2 horas, em estrada de terra, agora é feito em apenas 30 minutos.

“Uma cidade que não tem asfalto, que só tem estrada de chão, não recebe empresas, tem dificuldades para socorro médico, não tem qualidade de vida e o progresso não chega. O asfalto é o primeiro passo e é fundamental para trazer a qualidade de vida, renda, emprego, prosperidade e desenvolvimento”, disse Anastasia durante a solenidade de inauguração do Proacesso.

Na cidade vizinha, Cristália, o governador em exercício inaugurou o trecho de 17,4 quilômetros, que faz ligação do município a Grão Mogol. Foram investidos R$ 7,5 milhões nesse trecho, pelo Proacesso.

“Esse é um sonho de gerações e gerações, que hoje está sendo concretizado. Essa inauguração representa muito para a cidade, por causa do grande potencial turístico da região”, disse o prefeito de Grão Mogol, Jéferson Figueiredo.

Nova escola

Também em Grão Mogol, Antonio Anastasia participou da inauguração das novas instalações da Escola Estadual Professor Bicalho, construída com recursos de R$ 1,98 milhão pelo Governo de Minas. A escola atende a cerca de mil alunos do ensino fundamental, ensino médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e curso de Magistério.

Na escola são desenvolvidos os projetos Acelerar para Vencer (PAV) e Pro Jovem do Campo, pela Secretaria de Estado de Educação. A escola possui 12 salas de aula, quadra esportiva, laboratório de ciências e sala multimeios.

Anastasia foi recebido com festa pelos moradores de Grão Mogol, prefeitos e lideranças políticas da região. Os estudantes da escola inaugurada homenagearam o governador em exercício com apresentações musicais. A aluna Ketlem Tainá, de seis anos, leu um texto de agradecimento, representando os avanços alcançados pelo estado na educação.

“Inaugurar o asfalto é um sonho de séculos de Grão Mogol. Mas inaugurar uma escola como essa, com essa estrutura, essa qualidade, com esse carinho que nós estamos vendo nesse momento, não há presente maior para a cidade”, disse o governador em exercício. Durante a solenidade, Anastasia anunciou que o Governo de Minas trabalhará junto com o prefeito Jéferson Figueiredo, para que Grão Mogol receba uma unidade da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Acompanhado pela secretária Extraordinária para Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão, diversos prefeitos do Norte de Minas, deputados federais e estaduais que representam a região, Anastasia visitou uma das principais atrações turísticas de Grão Mogol, a Igreja Matriz de Santo Antônio. A igreja foi recentemente restaurada com o apoio do Governo de Minas. Toda em pedra e de estilo barroco, a igreja foi erguida na segunda metade do século XIX, por escravos cedidos por vários senhores da região.

“É uma das mais belas igrejas que conheci. Minha irmã, que é historiadora, havia me falado que eu ficaria encantado com Grão Mogol e essa maravilhosa igreja, mas eu não imaginava que ficaria tão encantado como estou”, disse Anastasia, ao final da viagem.

Proacesso

O Proacesso integra um conjunto de ações do Governo de Minas para melhorar a infraestrutura de todas as regiões do Estado, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios mais carentes.

Quando foi criado, em 2004, 26% dos municípios mineiros (225 cidades) não tinham estradas asfaltadas ligando às rodovias principais do Estado. Pelo Proacesso, já foram pavimentados 3.140 km de estradas, em 122 acessos, com investimentos de R$ 1,8 bilhão. Essas obras beneficiaram diretamente cerca de 820 mil pessoas.

Até o fim de 2010, todos os acessos devem estar concluídos, totalizando 5.502 quilômetros de extensão de rodovias e beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.