Aécio Neves se reúne com Tony Blair em Los Angeles

O governador Aécio Neves se reuniu em Los Angeles com o ex-primeiro ministro da Inglaterra, Tony Blair.

Aécio Neves se reúne com Tony Blair em Los Angeles
Foto: Rachel Murray
O governador Aécio Neves se reuniu nesta sexta-feira (2), em Los Angeles com o ex-primeiro ministro da Inglaterra, Tony Blair. Os dois participaram na cidade da Segunda Cúpula dos Governadores sobre Clima Global, evento organizado pelo governo da Califórnia e co-promovido por outros seis estados norte-americanos, sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Eles discutiram experiências que têm sido adotadas no campo da sustentabilidade econômica.

“O ex-primeiro-ministro Tony Blair tem assumido um papel de liderança extremamente importante no debate de temas essenciais ao futuro do planeta, como a questão ambiental e também a questão do multilateralismo. Ele mostrou um conhecimento profundo das transformações que vêm ocorrendo no Brasil e destacou o papel cada vez mais decisivo que o Brasil vem exercendo, inclusive na comunidade internacional”, destacou Aécio Neves.

O governador, durante o encontro, convidou Tony Blair para uma visita ao Brasil, no início do próximo ano, para um aprofundamento no debate sobre a América do Sul.

“Vejo com muita alegria que, cada vez mais, a questão da sustentabilidade participa de forma absolutamente central de todas as discussões, de todos os continentes, de todos os países e de todos os partidos políticos. Esse é, sem dúvida alguma, o maior avanço que assistimos nesses nossos tempos modernos”, ressaltou Aécio Neves.

O governador destacou ainda que Tony Blair tem usado seu prestígio político, mesmo com o mandato encerrado, para defender uma nova ordem mundial, baseada na defesa da sustentabilidade ambiental, na cidadania e no crescimento econômico.

Boeing

Ainda em Los Angeles, Aécio Neves teve uma reunião com o vice-presidente da Boeing, Kenneth Shaw. O governador apresentou o planejamento do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte para a indústria aeronáutica. Já foram iniciados os entendimentos para que a empresa instale seu centro de manutenção no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

“Temos oferecido condições para que o entorno do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, possa se transformar, dentro de pouco tempo, no mais importante polo de manutenção de aeronaves e também de indústria de componentes. A Boeing tem uma estratégia industrial de diversificar as suas atividades. Estamos oferecendo Minas Gerais como um parceiro para essas oportunidades. Já sediamos o parque de manutenção de importantes companhias aéreas como a Gol, por exemplo”, explicou.

O governador destacou os investimentos feitos no Vetor Norte nos últimos anos, que poderá facilitar a atração de novos fornecedores de equipamentos aeronáuticos e de Defesa.

“Temos um planejamento de desenvolvimento de todo o Vetor Norte da nossa cidade, onde inclui a Cidade Administrativa, onde estará presente a própria ampliação do aeroporto internacional e acho que, a legislação tributária diferenciada que temos no aeroporto indústria nos possibilitará atrair investimentos importantes como esse que buscamos agora com a Boeing”, afirmou.

Cúpula

Após o encerramento da cúpula dos governadores, nesta sexta-feira, Aécio Neves afirmou que o ponto mais importante nas discussões do fórum foi a definição de que as decisões com impacto no desaquecimento global devem ser adotadas não apenas pelos governos centrais.

“Essa ação tem que ser uma ação conjunta e os governos estaduais de todo planeta têm um papel absolutamente vital neste esforço. Um documento será encaminhado a presidentes de vários países do mundo e acho que, a partir de agora, passa a haver uma cumplicidade positiva na busca do alcance das metas que nós, em Minas Gerais, já antecipamos de 2050 para o ano de 2020”, explicou.

Sustentabilidade ambiental, cidadania e crescimento econômico. Estes foram os temas chaves das discussões da Cúpula dos Governadores que terminou nessa sexta-feira em Los Angeles. No último dia de discussões da Cúpula o governador Aécio Neves se encontrou com o ex-primeiro ministro inglês, Tony Blair.

Assistir o pronunciamento do governador Aécio Neves.

Transcrição da entrevista do governador Aécio Neves após reunião com Tony Blair, encerramento da 2ª Cúpula dos Governadores e reunião com Kenneth Shaw.