Governador participa de posse do novo conselheiro do TCE

Aécio Neves participou da posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

Governador participa de posse do novo conselheiro do TCE
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves participou nesta quarta-feira (23) da posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Sebastião Helvécio. Indicado pela Assembleia Legislativa e nomeado pelo governador, Helvécio substitui o conselheiro Simão Pedro Toledo, falecido em maio deste ano.

“O Tribunal de Contas é uma peça absolutamente fundamental na boa gestão pública e, portanto, a presença do deputado Sebastião Helvécio nesse momento vem no caminho dos avanços que a Corte vem tendo ao longo de todos os últimos anos. Queremos afirmar cada vez mais a independência e principalmente a nova visão de que a Corte é o instrumento auxiliar do Poder Legislativo, mas, mais do que isso, é o instrumento normatizador”, afirmou Aécio Neves.

O governador ressaltou as medidas que o Estado vem adotando nos últimos anos para aperfeiçoar os mecanismos de avaliação dos programas governamentais.

“Entre a tomada de decisão e o resultado, Minas não deixou de implantar as salvaguardas e as garantias para a correta aplicação dos recursos públicos. O sistema de auditorias preventivas existente hoje em todas as unidades administrativas do governo trabalha não apenas para conter eventuais desvios, mas impede, na origem, que o desvio ocorra”, afirmou Aécio Neves, que também destacou que Minas foi o primeiro estado brasileiro a adotar as normas da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, tendo sido considerado modelo de gestão pela ONU.

O novo conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais é médico e professor universitário, doutor em Saúde Coletiva pela UERF/UFJF. Também é bacharel em Direito, e tem seis mandatos como deputado estadual. Foi presidente do Departamento de Pediatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (1979/81); professor adjunto de Pediatria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); diretor-geral do Instituto Mineiro de Assistência aos Municípios (Imam) (1983/86); secretário de Estado de Saúde (1989/90); signatário da Lei Estadual 10.057, de 1989, que implantou a Fundação Hemominas e vice-prefeito de Juiz de Fora (2001/04).