Aécio inaugura centro de reabilitação e recebe homenagem

Governador participou da inauguração do Centro de Reabilitação Primeiro Passo do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte.

O governador Aécio Neves participou, nesta quarta-feira (23), da inauguração do Centro de Reabilitação Primeiro Passo do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. O Governo de Minas destinou R$ 600 mil para a construção do Centro de Reabilitação Primeiro Passo, que pretende ser referência no atendimento ortopédico, oferecendo atendimento integral a portadores de necessidades especiais. A Petrobras também é parceira do projeto.

Durante o evento, o governador recebeu a primeira Comenda Benjamin Ferreira Guimarães, criada pelo Hospital da Baleia para homenagear aqueles que contribuem para o processo de transformação social do país com visão empreendedora. Também foi lançado o selo e o carimbo dos Correios em comemoração aos 65 anos de atividades do Hospital da Baleia, que faz 500 mil atendimentos por ano, sendo 94% deles a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um privilégio para nós mineiros termos uma instituição como o Hospital da Baleia, que durante 65 anos vem abrindo as suas portas para crianças e jovens carentes. Inaugura-se hoje uma nova etapa chamada Primeiro Passo que vai oferecer oportunidades de recuperação e, sobretudo, do convívio social para crianças carentes portadoras de deficiências motoras”, disse o governador.

Desde 2003, o Estado já destinou R$ 17,6 milhões ao Hospital da Baleia, por meio de convênios e do Pro-Hosp, programa que está melhorando a qualidade do atendimento dos hospitais que atendem pelo SUS em Minas Gerais. Os recursos destinados ao Hospital da Baleia foram usados na reforma de diversas salas, compra de equipamentos como aparelhos de raio-x, endoscópio, equipamentos de centro cirúrgico e para o CTI.

“Essa é uma obra solidária que deu certo e é exemplo para outras obras em Minas e no Brasil. Hoje é um dia importante e é a comemoração do empreendedorismo voltado para a solidariedade, para a fraternidade. O Hospital da Baleia é um dos melhores exemplos dessas parcerias. O Estado é apenas um parceiro, mas se orgulha muito desta parceria e dos seus resultados”, disse Aécio Neves.

Estrutura completa

Os recursos que o Governo de Minas repassou ao Hospital da Baleia foram aplicados nas obras da primeira fase do projeto Primeiro Passo e na compra de equipamentos. A previsão é de que sejam atendidos 400 pacientes por mês. A nova unidade está instalada em uma área de 250 metros quadrados, nas dependências do hospital.

O Centro de Reabilitação Primeiro Passo vai oferecer atendimento completo nas áreas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia e terapia ocupacional. Os pacientes serão acompanhados também por um nutricionista e um assistente social e receberão, gratuitamente, as próteses necessárias para o seu tratamento.

A nova unidade vai oferecer formação e aperfeiçoamento de recursos humanos em nível técnico, universitário e pós-graduação. Também estão previstas atividades com instrutores de esportes e um programa de inclusão social a todas as pessoas atendidas.

Brinquedoteca

Em março deste ano, o Governo de Minas e o Servas inauguraram a Brinquedoteca da ala de Pediatria Oncológica do Hospital da Baleia. O espaço conta com mobiliário específico, equipamentos eletrônicos – televisão, som e DVD – brinquedos pedagógicos e obras infantis, como livros, CDs e DVDs educativos, para as faixas etárias de zero a 14 anos. Cerca de 120 crianças são atendidas pela Pediatria Oncológica do hospital todos os meses, a maioria delas carente.

O projeto Brinquedoteca conta também com uma versão móvel, formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados, equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos e outros brinquedos, além de livros, lápis, jogos, DVDs TVs, MP4 e fones de ouvidos.

O projeto foi criado com o objetivo de ajudar no processo de cura dos jovens pacientes já que as atividades lúdicas, brincadeiras e o riso são adotados como terapia complementar em muitos hospitais. A Brinquedoteca beneficia jovens pacientes de 120 hospitais públicos e filantrópicos de Minas.

Histórico

O Hospital da Baleia foi inaugurado em 1944. Foi criado por Benjamin Ferreira Guimarães, um industrial mineiro que tinha como meta construir uma entidade especialmente destinada ao amparo de crianças, oferecendo atendimento gratuito e de qualidade à população carente.

O hospital é credenciado pelos ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino. Realiza atendimento de alta complexidade, desenvolve pesquisas científicas, tem o reconhecimento pelo sucesso no controle de infecção hospitalar.