Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Vice-governador inaugura fábrica da Sandvik em Vespasiano

Antonio Anastasia inaugurou a nova fábrica da Sandvik Mining and Construction, do grupo sueco Sandvik AB, em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O vice-governador Antonio Anastasia inaugurou a nova fábrica da Sandvik Mining and Construction, do grupo sueco Sandvik AB, em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (22). A planta da Sandvik Mining and Construction de Vespasiano será a mais moderna unidade industrial destinada à produção de componentes de transportadores de granéis sólidos do mundo, além de ser a única projetada para este fim. “Estamos agregando valor ao produto feito em Minas, ou seja, nós temos os minérios e agora também temos equipamentos para explorar os minérios, além de equipamentos de construção e siderurgia”, considerou Anastasia. 

Os investimentos na fábrica, em construção desde 2006, chegaram a US$ 65 milhões. De acordo com o vice-governador, o Governo de Minas ofereceu apoio à Sandvik com incentivos fiscais próprios do Estado, como os fundos estaduais, além da participação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). “O projeto se iniciou em 2006 e está sendo concluído agora. Nesse meio tempo houve a crise econômica e a empresa se manteve firme. O diferimento de tributos que teremos aqui através dos fundos é muito importante porque demonstra a competitividade de Minas Gerais nesse setor”, afirmou.

O presidente mundial da Sandvik, Lars Joseffson, também lembrou a crise em seu discurso. “No ano passado, a atividade global de mineração sofreu uma redução. Como solução para esse setor estratégico para o Estado de Minas Gerais, precisamos enfrentar o desafio e continuar agregando valor ao processo de produção, permitindo que as empresas mineradoras possam extrair o máximo possível de tonelagem para serem cada vez mais eficientes”, disse.

A nova unidade em Vespasiano, que tem importância estratégica para a empresa, vai produzir peças e equipamentos para os setores de mineração e construção, como os componentes de transportadores de granéis sólidos, utilizando tecnologia pioneira no país. A fábrica será a única a reunir em um só processo produtivo as tecnologias mais avançadas utilizadas pela Sandvik Mining and Construction nas outras unidades de produção na Europa e Oceania.

“Vespasiano é um município que passa por transformações em nível de Estado e mesmo de Brasil. A cidade anda na contramão da crise financeira. Graças à visão do governador Aécio Neves, que implementou uma política de desenvolvimento para a região Norte de Belo Horizonte (com a construção da Cidade Administrativa, Linha Verde e reativação do potencial do Aeroporto Tancredo Neves) a cidade vai oferecer à fábrica toda a infraestrutura necessária”, afirmou Carlos Murta, prefeito de Vespasiano.

Líder mundial no setor, a Sandvik é uma empresa centenária, com mais de 40 anos de experiência na produção de rolos e cavaletes, que são as partes que formam o rolete. A nova unidade utiliza equipamentos e soluções para a fabricação de rolos para correias transportadoras que não encontram paralelismo em termos de tecnologia e eficiência nos mercados brasileiro e mundial.

A fábrica em Vespasiano tem sete prédios. São 18 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 118 mil metros quadrados. A planta conta com um galpão para montagem de britadores cônicos e de mandíbula, peneiras vibratórias, cavaletes e tambores para correias transportadoras. A Sandvik em Minas Gerais abriga ainda a área de suprimentos de matérias primas responsável por abastecer todas as fábricas de rolos da empresa na América do Sul.

A planta da Sandvik foi planejada para reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente. A arquitetura da fábrica facilitará a circulação de ar e luz entre os prédios e áreas. Serão utilizados energia solar, sistema de reaproveitamento de água e persianas especiais.

Alinhada à estratégia global do grupo, a área vem desenvolvendo uma cadeia de fornecedores capazes de atender, além da unidade de roletes, inúmeras outras demandas no exterior. Atualmente, 40% dos fornecedores contratados estão em Minas Gerais.

Ainda participaram da solenidade de inauguração da fábrica, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Eduardo Lery, representando o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sérgio Barroso; o presidente da Sandvik para a América Latina, Gary Huges; o diretor presidente para o Brasil da Sandvik, Glauco Teixeira; e o deputado federal Ademir Camilo.

Grupo Sandvik AB

O grupo sueco Sandvik AB, fundado em 1862, é composto por empresas que empregam alta-tecnologia na produção de ferramentaria, maquinário para mineração e aços especiais para indústria fina. Representada em 130 países, com 50 mil empregados, a Sandvik fatura anualmente cerca de 13 bilhões de dólares. Seu capital é distribuído, dentre outros, entre bancos e fundos de pensão. O grupo integra o Índice Dow Jones de sustentabilidade.

No ano de seu centésimo aniversário, em 1962, foi inaugurada no Brasil a primeira fábrica da Sandvik, em São Paulo. A Sandvik Mining and Construction, presente agora em Vespasiano, é o braço do grupo que produz peças e equipamentos para os setores de mineração e construção. A empresa veio para Minas Gerais em 2006.

A Sandvik Mining and Construction é líder mundial como provedor de equipamentos, ferramentas, serviços e soluções técnicas para perfuração e carregamento de rochas da construção e da mineração subterrânea e de superfície.

Seus principais produtos são carretas de perfuração para a mineração de superfície, construção e pedreira, jumbos para a perfuração em minas subterrâneas e túneis, britadores subterrâneos e de superfície, ferramentas para perfuração, britadores móveis e estacionários, martelos hidráulicos, caminhões e carregadeiras para as minerações subterrâneas e componentes para transporte.

Fonte:

Últimas Notícias