Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo de Minas entrega Brinquedotecas a hospitais

Aécio Neves participou do lançamento da Brinquedoteca Móvel, projeto inédito realizado em parceria entre o Governo de Minas e o Servas. As brinquedotecas beneficiarão jovens em 120 hospitais públicos e filantrópicos.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Governo de Minas entrega Brinquedotecas a 120 hospitais
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (17/08), no Palácio da Liberdade, do lançamento da Brinquedoteca Móvel, projeto inédito desenvolvido em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para beneficiar crianças e adolescentes pacientes de 120 hospitais públicos e filantrópicos da rede Pro-Hosp e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A Brinquedoteca Móvel é formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados, equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos e outros brinquedos, além de livros, lápis, jogos, DVDs, TVs, MP4 e fones de ouvidos.

A Brinquedoteca Móvel, segundo o governador, foi criada dentro de um amplo projeto do Governo de Minas que tem por meta melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Estado. Ele afirmou que o equipamento poderá ajudar ainda mais no processo de cura dos jovens pacientes já que as atividades lúdicas, brincadeiras e o riso são adotados como terapia complementar em muitos hospitais. De acordo com o governador, o projeto se consolidou em razão da adesão de famílias mineiras e de empresas privadas que contribuíram para a aquisição dos equipamentos.

“A marca diferenciada e que torna ainda mais vigoroso e inspirador esse projeto é que ele contou com a participação e com a solidariedade de vocês da iniciativa privada e de muitas famílias mineiras. Ele contou com a compreensão de vocês de que não cabe apenas ao Estado enfrentar os diversos problemas e desafios que temos pela frente. Além do caráter inovador desse projeto, ele traz na sua construção esse sentimento da generosidade”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.

Fácil manejo

Com 1,40 m de altura e 60 cm de profundidade, a brinquedoteca dispõe de rodas e pode ser usada em diversos ambientes. Bandejas móveis servem de suporte para as crianças brincarem no leito do hospital. Os brinquedos que compõem a Brinquedoteca Móvel foram escolhidos cuidadosamente para atender crianças e adolescentes de zero a 14 anos, seguindo a orientação de pedagogos e terapeutas.

As brinquedotecas foram desenvolvidas em quatro modelos coloridos e ilustrados com animais da fauna brasileira como onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. O custo de cada equipamento é estimado em R$ 8 mil. Durante o evento, que contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos e diretores de unidades hospitalares, o governador afirmou que o projeto continuará ganhando novos parceiros.

“Esse projeto, diferente de grandes obras de responsabilidade exclusiva do governo, mostra que Minas é um Estado diferente. A confiança da sociedade organizada de Minas tem nos possibilitado fazer coisas que em outros tempos seria impossível de serem feitas. São 120 hospitais que vão receber esses kits, mas tenho certeza que não vamos ficar por aqui. Quem sabe se até o fim do ano, novos amigos, famílias e empresas não vão decidir se unir ao Servas para levar Brinquedotecas a um número maior de hospitais e cidades mineiras”, afirmou o governador.

Mais qualidade

A presidente do Servas, Andréa Neves, afirmou que na primeira etapa do projeto serão atendidos todos os hospitais públicos localizados em todas as regiões de Minas. Segundo ela, as brinquedotecas poderão ser levadas a creches e escolas.

“Hoje, estamos entregando as primeiras 120 Brinquedotecas e elas vão viajar por toda Minas Gerais, vão para hospitais do Triângulo, do Jequitinhonha, Sul e Norte do Estado. E a nossa ideia é que essa seja apenas a primeira remessa. O que queremos é que todos os hospitais de Minas Gerais possam contar com uma estrutura de apoio como essa”, afirmou Andréa Neves, em entrevista.

Andréa Neves afirmou também que a Brinquedoteca Móvel é uma demonstração de que o Estado está preocupado com a qualidade do atendimento a crianças e adolescentes em tratamento de saúde nos hospitais mineiros. “Esse é o nosso gesto, a forma de dizer a essas crianças que nós não conhecemos, às mães dessas crianças que não vamos encontrar, que nós nos importamos com elas”, afirmou Andréa.

Humanização

O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, destacou que a humanização do atendimento nos hospitais públicos de Minas é uma obsessão do Governo de Minas. Para ele, a iniciativa das Brinquedotecas contribui justamente para humanizar e tornar o ambiente dos hospitais mais açolhedor.

“O Servas, com sua liderança, capacidade de aglutinação do voluntariado, mobiliza a iniciativa privada e dá um exemplo ao sistema de saúde, oferecendo às crianças internadas um ambiente mais acolhedor, mais humanizado. Isso tem um efeito terapêutico comprovado, fundamental para que o quadro clínico dessas crianças evolua satisfatoriamente”, disse ele, em entrevista.

Carinho e seriedade

Parceiro do projeto, Ricardo Nunes, proprietário da rede varejista Ricardo Eletro, doou as primeiras 105 televisões LCD que fazem parte da Brinquedoteca. Em nome dos parceiros privados, ele disse que se surpreendeu com o carinho e a seriedade com que o projeto foi desenvolvido. “O Servas entrou em contato para fazer a compra das TVs. Eu fiquei comovido com o projeto e me encantei. Há muito tempo procurava uma maneira de contribuir com a sociedade, mas ainda não tinha encontrado um projeto tão sério”, afirmou.

Parceiros

Além da Ricardo Eletro, são parceiros: Cemig, AeC, Alcance Engenharia e Construção, Andrade Valladares Engenharia e Construção, Associação das Voluntárias do Instituto Mário Penna, Banco BMG, BH Shopping, CCM Construtora, Conserva de Estradas, Consita, Construtora Asteca, Construtora Barbosa Mello, Construtora Cowan, Construtora Emccamp, Construtora Sagendra, Construtora Wanmix, DRB Construtora, Engesolo Engenharia, Emive Sistemas de Segurança, Família Andrada, Grupo Bel, Fidens Engenharia, Griffe Show, Grupo Asamar, Grupo VDL, Grupo Zema, Hipolabor Farmacêutica, Infracon Engenharia e Comércio, JAT Transporte e Logística, Libe Construtora, Família Mário Franco, Orteng Equipamentos e Sistemas, Patrus Transportes Urgentes, Rede Eletrosom, San Motors, Santa Bárbara Engenharia, Sesi, Sindicato da Indústria da Mecânica de Minas Gerais (Sindmec), Supermercados Bahamas, Trip Linhas Aéreas.

Como doar

Os módulos podem ser doados a entidades de todo o Estado por pessoas físicas, empresas ou pela soma de diferentes contribuições. A doação pode ser feita por meio do repasse de recursos ao Servas ou por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA Estadual). O doador pode indicar a instituição a ser beneficiada e deixar registrada na Brinquedoteca Móvel uma mensagem. Os interessados em saber como fazer doações devem entrar em contato com o Servas pelos telefones (31) 3349-2418ou 3349-2419 ou 3349-2420; ou pela internet no endereço projetos@servas.org.br ou na sede do Servas, na Avenida Cristóvão Colombo, 683 - Funcionários - Belo Horizonte - MG - CEP 30140-140.

Investimentos em hospitais

O Governo mineiro já investiu R$ 403 milhões nos hospitais da rede Pro-Hosp com o objetivo de oferecer atendimento especializado e eficiente perto de onde as pessoas moram. A rede Pro-Hosp está melhorando a gestão e a qualidade do atendimento em 131 hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. Os recursos são usados em obras de reforma e ampliação dos hospitais, na compra de equipamentos de alta tecnologia como tomógrafos e aparelhos de ultra-som.

A Fhemig consolidou-se como a maior rede de hospitais públicos do país, com 22 unidades assistenciais instaladas no Estado. Estas unidades estão divididas em seis complexos assistenciais de acordo com os serviços prestados por elas: de Urgência e Emergência, Hospitais Gerais, Especialidades, Saúde Mental, Reabilitação e Cuidado ao Idoso e MG Transplantes. Em 32 anos de atividade, a Fhemig prestou cerca de 12 milhões de atendimentos ambulatoriais, quase 24 milhões de atendimentos de urgência, cerca de dois milhões de internações e aproximadamente 80 milhões de exames realizados nas unidades da rede.

Fonte:

Últimas Notícias