Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo de Minas lança ação conjunta de assistência social

O governador Aécio Neves lançou a "Energia do Bem", ação conjunta do Governo de Minas, Cemig e Servas, para beneficiar entidades de assistência social de todo o Estado. As instituições receberão diversos equipamentos.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Governo lança ação conjunta de assistência social
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves lançou, nesta quarta-feira (27), a “Energia do Bem”, ação conjunta do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), para beneficiar entidades de assistência social de todo o Estado. As instituições receberão equipamentos como aquecedores solares, geladeiras, chuveiros e lâmpadas econômicas, além de recuperadores de calor. Serão investidos R$ 23,5 milhões, recursos da Cemig para beneficiar, inicialmente, 1.400 instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), creches, APAEs, abrigos, albergues, casas de passagem, centros de recuperação para dependentes químicos e casa-lares.

“É uma ação vitoriosa porque até o final do ano todas essas entidades terão um pouco mais de conforto para tratar desses mineiros sempre colocados muito à margem do Estado. Estamos atendendo já no primeiro momento, cerca de 1.400 entidades. Água quente, aquecimento solar, uma geladeira em boas condições, economia de energia, enfim, estamos fazendo algo que, espero, possa ser universalizado para todas as entidades sociais de Minas até o final do nosso governo”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.

Conforto e economia

Durante a solenidade no Palácio da Liberdade, o governador ressaltou a importância da ação realizada pela Cemig, Servas e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para melhorar o atendimento prestado pelas entidades assistenciais. Segundo ele, os equipamentos mais modernos, eficientes e econômicos, darão mais conforto às pessoas atendidas pelas instituições, contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica e preservação do meio ambiente.

“Essa iniciativa visa apoiar nossas entidades sociais, ajudando a construir um ambiente com mais conforto e segurança e a propiciar economia no consumo de energia. O que termina por colaborar, inclusive, com a preservação do meio ambiente. Com esse programa, não estamos apenas instalando aquecedores solares ou substituindo geladeiras, chuveiros e lâmpadas. Estamos, sim, reafirmando a milhares de pessoas, atendidas por essas entidades, que hoje, em Minas, o Estado coloca em primeiro lugar a vida, a dignidade e os direitos dos seres humanos”, afirmou.

O governador assinou protocolo de intenções com a Cemig, Servas, Sedese e entidades de assistência social formalizando o início da ação conjunta. Ao lado do presidente da Cemig, Djalma Moraes, da presidente do Servas, Andrea Neves, e do secretário de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho, o governador conheceu, nos jardins do Palácio da Liberdade, os equipamentos que serão doados às instituições que estavam instalados para demonstração.

Equipamentos inovadores

Inicialmente, serão atendidas as entidades de assistência social instaladas em cidades da área de concessão da Cemig, atualmente formada por 774 dos 853 municípios mineiros. O Governo do Estado instalará ou substituirá os equipamentos existentes nas entidades, tais como lâmpadas incandescentes, geladeiras antigas e aquecedores solares para aquecimento de água. Também serão instalados chuveiros eficientes, que aproveitam o calor da água do banho para aquecer a água da caixa, utilizando uma plataforma instalada no piso do banheiro. Esse equipamento foi desenvolvido com tecnologia mineira e é fabricado no Estado.

Nos próximos meses, técnicos da Cemig visitarão as instituições para definir os equipamentos a serem instalados de acordo com a necessidade de cada uma. O equipamento será doado e instalado gratuitamente, sem qualquer tipo de ônus financeiro para a entidade beneficiada. Para todas elas, está sendo oferecida a oportunidade de substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas e sem qualquer custo.

Como ser beneficiada

Para ser beneficiada, a entidade de assistência social deve estar instalada em municípios da área da concessão da Cemig e estar com documentação atualizada junto ao Servas. Também deve manifestar interesse em ser beneficiada com a ação, mediante preenchimento de Termo de Adesão disponibilizado no site do Servas (http://www.servas.org.br/noticias/servas-governo-minas-lancam-programa-eficiencia-energetica.aspx). Para atualização do cadastro junto ao Servas, a instituição deverá apresentar os seguintes documentos: Cópia da Ata de Eleição e Posse da atual diretoria; Cópia do Estatuto Social Registrado atualizado; Cópia da Carteira de Identidade e do CPF do Presidente da Instituição; Cópia do CNPJ; Certificado de Inscrição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) atualizado.

Avanços sociais

Durante o lançamento da ação Energia do Bem, Aécio Neves também destacou os avanços da política social implementada pelo Governo do Estado nos últimos seis anos. Segundo ele, a iniciativa faz parte gestão inovadora de Minas para questões administrativas, econômicas e sociais, voltadas para o desenvolvimento social dos mineiros.

“Nos últimos anos, temos desenvolvido uma série de programas para o desenvolvimento social dos mineiros. Fizemos investimentos em programas ousados nas áreas de educação e saúde. Na assistência social, Minas foi o primeiro estado a assinar e entregar ao Governo Federal o Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social. Fomos o primeiro estado a adotar o repasse fundo a fundo, desburocratizando o repasse de recursos da assistência social aos municípios. E, fomos, de novo, os primeiros a destinar recursos orçamentários para implantação dos centros de referência da assistência social”, afirmou.

Segundo o governador, o resultado desses investimentos é o reconhecimento de Minas como o estado brasileiro mais eficiente no cumprimento das metas sociais de todo o país. “Em 2008, quando foi divulgado o último índice de gestão estadual da assistência social, do Governo Federal, Minas foi reconhecido como estado mais eficiente no cumprimento de metas da área. Isso é o nosso Choque de Gestão. Isso mostra a importância e a seriedade com que tratamos a questão social no nosso governo”, disse.

Mais dignidade

Em nome de todas as instituições de assistência social, Maria Amélia Almeida, diretora do Abrigo Frei Otto, destinado ao atendimento de idosos, elogiou a iniciativa do governo que vai transformar a vida dos cidadãos atendidos. “Foi um gesto de carinho às pessoas idosas que tanto necessitam de um atendimento mais digno. Nenhum governo fez tanto para essas instituições como esse”, disse.

Por meio do Programa Digna Idade, desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual e iniciativa privada, o Governo do Estado atende, desde 2003, 456 instituições, com reforma de instalações, aquisição de novos equipamentos e capacitação de profissionais. Já foram beneficiados 17.441 idosos.

Fonte:

Últimas Notícias