Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador participa de inauguração de unidade da Iveco

Aécio Neves participou da inauguração da nova unidade da Iveco para fabricação de caminhões semipesados e pesados, em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Governador participa de inauguração de unidade da Iveco
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (17), da inauguração da nova unidade da Iveco para fabricação de caminhões semipesados e pesados, em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais. Com mais essa linha de montagem, a Iveco, empresa do Grupo Fiat, triplica sua capacidade produtiva de 6 mil para 20 mil caminhões anuais. Os investimentos na expansão somam R$ 80 milhões. O número de empregos gerados pela Iveco no Estado chega a 1.500. 

O governador ressaltou, durante a solenidade, que o Grupo Fiat é um importante parceiro do desenvolvimento econômico e social do Estado pela importância dos empregos e renda gerados. Em Minas, o Grupo Fiat emprega hoje 20 mil pessoas. A inauguração da nova planta, segundo Aécio Neves, representa a consolidação da Iveco no cenário da indústria automotiva.

“Nós já somos líder em automóvel de passeio com a Fiat e, agora, avançamos muito com a Iveco no seguimento de caminhões. O Brasil, que tem um processo de crescimento muito grande, terá uma demanda muito grande por caminhões, uma demanda muito grande por equipamentos como esse”, afirmou o governador, em entrevista.

O governador chegou à nova unidade dirigindo um caminhão Iveco, tendo a seu lado o piloto Felipe Massa da escuderia Ferrari, também ligada ao Grupo Fiat. Também estava presente o vice-presidente do Grupo Fiat, Valentino Rizzioli.

Tecnologia

Aécio Neves lembrou que o Governo de Minas e o Grupo Fiat assinaram, em dezembro de 2007, protocolo de intenções para à expansão da unidade industrial de Sete Lagoas, voltada à produção de motores e transmissões de caminhões, tratores, máquinas e utilitários. Nascia ali, o Centro de Desenvolvimento de Produtos da Iveco, com investimentos de R$ 30 milhões, o primeiro fora da Europa.


“O fato que acho mais relevante é que temos aqui o primeiro centro de desenvolvimento de pesquisa do Brasil. Nenhuma das outras montadoras brasileiras tem no Brasil seu centro desenvolvimento com engenheiros, com técnicos, pesquisando produto. Isso permite que os produtos brasileiros venham a ter no futuro, e isso já começa a acontecer, os produtos que serão vendidos no mundo. Cada vez mais, o Grupo Fiat - e a Iveco é parte do Grupo - se afirma em Minas Gerais como a mais importante planta, o mais importante conjunto de plantas, que é mais adequado, do mundo. E com melhores resultados”, disse ele.


A parceria do Governo de Minas com o Grupo Fiat começou na década de 1970, quando a primeira fábrica de automóveis se instalou em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


“O Governo do Estado continua sendo parceiro. Existem vários protocolos que o governo firmou ao longo dos últimos anos com o grupo que tem possibilitado a expansão de Betim e também a expansão aqui de Sete Lagoas. E é uma parceria, que se iniciou há mais de 30 anos e tem trazido resultados muito concretos em empregos, em renda e desenvolvimento para o Estado”, disse Aécio Neves.

Crescimento

A nova unidade produtiva da Iveco vem dar suporte à velocidade de crescimento da empresa. O presidente da Iveco Latin América, Marco Mazzu, disse que nos dois últimos anos, a empresa multiplicou suas vendas por quatro no Brasil, alcançando, em 2008, o volume recorde de 12 mil caminhões vendidos no país. De maneira inédita na indústria de caminhões do país, a empresa vem lançando duas novas famílias de produtos por ano, o que já faz da gama de caminhões Iveco a mais moderna do mercado nacional.

Incluindo-se a família de caminhões leves Iveco Daily e o comercial leve Fiat Ducato, todos feitos no complexo industrial, a capacidade total em Sete Lagoas soma 50 mil unidades por ano. É o dobro da capacidade original da fábrica quando ela foi inaugurada em 2000.

A nova unidade foi totalmente planejada no Brasil, a partir dos conceitos World Class Manufacturing (WCM), que significa Produção de Classe Mundial. Segundo o diretor Industrial da Iveco Latin América, Angel Fioritto, é o mesmo modelo adotado em todo mundo pelo Grupo Fiat e que reúne as melhores práticas da produção industrial.

Ele explicou que esse modelo busca a eliminação de desperdícios de qualquer espécie, como energia, materiais e esforço humano envolvido no processo de produção. Ele disse que o investimento sinaliza a meta do grupo de colocar a Iveco entre as empresas líderes do mercado de caminhões no Brasil.

Qualificação

O governador afirmou que através de investimentos na qualificação profissional, o Governo de Minas está contribuindo para que Sete Lagoas se prepare para receber a expansão da Iveco e outras empresas.

“Temos o maior programa de ensino profissionalizante do Brasil em execução em Minas Gerais. Exatamente, para preparação de mão-de-obra para setores que, potencialmente, em cada região, possam crescer. Estamos, portanto, ajudando a preparar mão-de-obra também para essas indústrias que estão se instalando aqui em Sete Lagoas”, disse ele.

Fonte:

Últimas Notícias