Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Aécio Neves autoriza início das obras na Arena do Jacaré

Governador autorizou o início imediato das obras de reforma do Estádio Henrique Nogueira, em Sete Lagoas, região Central de Minas.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Aécio Neves autoriza início das obras na Arena do Jacaré
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves autorizou, nesta quinta-feira (17), o início imediato das obras de reforma do Estádio Henrique Nogueira, em Sete Lagoas, região Central de Minas. Durante visita ao estádio, construído pelo Democrata Futebol Clube e conhecido como Arena do Jacaré, o governador afirmou que o Governo de Minas investirá R$ 8,6 milhões para modernizar e ampliar as suas instalações.

A Arena do Jacaré será uma importante alternativa para a realização dos jogos dos times mineiros no período em que o Mineirão estiver fechado ao público para obras visando à Copa do Mundo de 2104. Outra opção será o Estádio Independência, em Belo Horizonte, que também passará por reformas.

“Este é o primeiro ato concreto com vistas à Copa da Mundo de 2014. Estamos buscando aqui, criando condições para que a Arena do Jacaré seja uma opção para os jogos dos próximos dois anos, assim como faremos, acredito que nas próximas semanas, em relação ao Independência. Teremos essas duas grandes alternativas para que possamos ter tranquilidade nos dois anos em que o Mineirão estará fechado para se adequar às exigências da Fifa”, afirmou o governador, em entrevista.

Cronograma da Fifa

De acordo com Aécio Neves, o Governo de Minas está cumprindo rigorosamente o cronograma definido com a Fifa para fazer de Belo Horizonte uma das sedes da Copa de 2014. O governador afirmou que o Estado está trabalhando para fazer com que Minas seja um dos principais protagonistas da competição internacional. As obras no Mineirão serão realizadas em três etapas. A primeira começa em fevereiro do ano que vem.

“Já no próximo mês de outubro estaremos colocando na rua a primeira licitação da parte estrutural do Mineirão, que vai permitir que o Mineirão receba uma nova cobertura e, até março do ano que vem, estaremos licitando outras duas grandes obras. Uma de rebaixamento no estádio e outra, uma obra completa da estrutura interna. Portanto, o Mineirão estará plenamente pronto a partir do final do ano de 2012”, garantiu o governador.

Clubes e Federação

Em atenção a pedido dos clubes e da Federação Mineira de Futebol, o Mineirão permanecerá aberto durante a primeira etapa de obras para realizar alguns jogos do Campeonato Mineiro e do Brasileirão sem que haja prejuízos para os times e para as torcidas.

“O início dessas obras é compatível ainda com alguns jogos no Mineirão, desde que setorize, desde que limite o acesso em determinados setores onde as obras estarão ocorrendo. Mas essa primeira intervenção não afeta a possibilidade do Mineirão ter alguns jogos”, disse Aécio Neves.

A previsão é de que o Mineirão seja fechado a partir de maio ou junho, quando começarão as segunda e terceira etapas das obras. A partir dessa data, todos os jogos serão transferidos para a Arena do Jacaré e para o Independência.

Integração

As obras na Arena do Jacaré serão executadas pela CBR Construtora, vencedora do edital de licitação entre 13 empresas que apresentaram proposta. O prazo para conclusão é de 180 dias.

Com a reforma, a capacidade do estádio passará de 18 mil pessoas para 25 mil. As arquibancadas de concreto receberão estrutura laminar e assentos individuais. O estacionamento será ampliado de 120 vagas para 600, ocupando uma área de 20 mil metros quadrados.

O gramado será recuperado e receberá tratamento contra fungos e cupins. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) investirá R$ 400 mil na construção de torres de iluminação, melhorando a iluminação para atender exigências necessárias à transmissão de jogos noturnos pela TV.

“Estaremos dando ao estádio de Sete Lagoas uma nova estrutura, não apenas para esse período, mas para o futuro. E Sete Lagoas sempre teve uma presença importante no futebol mineiro, seja com o Democrata, ou seja com essa torcida fanática que temos aqui nesta região”, disse o governador.

Infraestrutura moderna

O projeto prevê também reforma completa dos três blocos onde funcionam bilheteria, banheiros, bares e administração. Serão construídos três novos blocos com o objetivo de melhorar a infraestrutura oferecida.

As obras possibilitarão que o número de banheiros aumente de seis para 17. Os bares que atendem dentro do estádio também serão em maior número, passando dos dois atuais para sete. A Arena do Jacaré ganhará mais uma bilheteria, totalizando quatro em funcionamento. Salas reservadas à administração serão ampliadas e as áreas destinadas à imprensa, camarotes e circulação de pessoas também passarão por reformas.

Desenvolvimento

Aécio Neves foi recebido na Arena do Jacaré pelos secretários de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, e de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman; e pelo prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Campolina e pelo presidente do Democrata Futebol Clube, Felisberto Gregório. Também estavam presentes as torcidas e os presidentes dos principais clubes de Belo Horizonte – Zezé Perrela, do Cruzeiro; Alexandre Kalil, do Atlético MIneiro e o presidente de honra do América, Afonso Celso Raso.

O presidente do Democrata, Felisberto Gregório, afirmou que o investimento do Governo de Minas na Arena do Jacaré será um importante instrumento de apoio ao time. “O Democrata vai sobreviver graças a essa reforma. Sete Lagoas está ganhando mais que o próprio time do Democrata, porque o esporte como um todo, o setor hoteleiro e todo o comércio serão alavancados”, disse ele.

O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela, também apoiou a iniciativa do Governo do Estado. “Gostei muito do projeto, as obras vão fazer da Arena do Jacaré um estádio moderno. Outro ponto positivo é que Sete Lagoas fica muito próxima de Belo Horizonte, praticamente faz parte da Grande BH”, disse.

Para o presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, o Governo de Minas está fazendo um grande esforço para transformar a Arena do Jacaré em uma boa opção para as partidas do Campeonato Mineiro. “O Estado está trabalhando para fazer desse estádio a nossa casa. Na verdade, a casa grande ou pequena não importa. Importa a felicidade que está dentro dela”, disse ele.

Fonte:

Últimas Notícias