Governador recebe embaixadores de países da áfrica

O governador Aécio Neves recebeu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, embaixadores de nove países que fazem parte do Grupo para Desenvolvimento da áfrica Austral.

Governador recebe embaixadores de países da África
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves recebeu nesta quarta-feira (16), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, embaixadores de nove países que fazem parte do Grupo para Desenvolvimento da África Austral. Minas Gerais é o primeiro estado visitado pelo grupo no Brasil, em busca de oportunidades de negócios. Durante o encontro, a missão africana, chefiada pelo embaixador da África do Sul, Bangumzi Sifingo, relatou ao governador as potencialidades de investimentos naqueles países.

“Quero reiterar a importância desse encontro para mostrarmos um pouco das potencialidades que Minas Gerais oferece. Devemos aproveitar a Copa do Mundo, quando os olhos do mundo estarão voltados para aquela região, para divulgar as oportunidades. Coloco a estrutura do nosso governo, no turismo e no desenvolvimento econômico, para ajudar a divulgar para os mineiros as riquezas daqueles países. Podemos fazer isso de forma articulada, é uma grande oportunidade que não deveríamos deixar de aproveitar”, declarou Aécio Neves, durante o encontro com os embaixadores.

A delegação da África está em Minas Gerais desde o início da semana e, além do encontro com o governador, também esteve com empresários e técnicos da área econômica do Governo do Estado. Eles visitaram, também, a cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado.

“Acredito que através de parceria muito vantajosa podemos envolver essa cooperação entre os países da África Austral e Minas Gerais, atraindo investimentos. Essa é a primeira visita que fazemos, em grupo, a um estado, porque elegemos Minas Gerais como parceiro estratégico da nossa região. Essa missão é puramente exploratória e outras virão para aprofundar aquilo que fizemos agora. Vamos sentar, nos reunir, ver o que aprendemos dessa passagem por aqui, e fazer recomendações aos nossos governos”, disse o embaixador de Moçambique, Murade Isaac Murargy, em entrevista após o encontro com o governador.

Cemig

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, disse, após a audiência com o governador, que os países africanos têm conversado com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para o desenvolvimento de alguns projetos em conjunto.

“Temos muita coisa em comum na área de mineração, siderurgia, energia. Esse foi o primeiro contato deles com Minas Gerais. Vai haver um outro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e aí nós vamos desenvolver um plano de trabalho conjunto. Eles estão interessados em adquirir conhecimento junto à Cemig, porque a siderurgia é uma atividade importante naquela região e requer muita energia. Biotecnologia, principalmente tecnologia de produção de alimentos, é outra área de muito interesse deles”, disse Sérgio Barroso.

A missão africana é chefiada pelo embaixador da África do Sul, Bangumzi Sifingo, auxiliado pelos encarregados de Negócios o embaixador de Angola, Leovigildo da Costa e Silva, e Baudouin Mayola Ma Lulendo, da República do Congo. Também integram o grupo os embaixadores Murade Isaac Murargy, de Moçambique; Hopelong Uushona Ipinge, da Namíbia; Joram Mukama Biswaro, da Tanzânia; Albert Muchanga, da Zâmbia; e Thomas S. Bvuma, do Zimbábue.

África Austral

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral existe desde 1992, quando foi decidida a transformação da SADCC (Southern Africa Development Co-ordination Conference ou Conferência para o Desenvolvimento da África Austral), criada em 1980 por nove dos estados membros. Hoje a SADC engloba 14 países do sul da África. Os países membros somam uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas e um PIB de aproximadamente US$ 700 bilhões.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS) têm sido consideradas determinantes na integração regional econômica africana.