Governo de Minas anuncia investimentos na cidade de Corinto

O vice-governador Antonio Anastasia assina convênio que beneficiará a saúde pública do município de Corinto, na região Central do Estado.

Governo de Minas anuncia investimentos na cidade de Corinto
Foto: José Carlos Paiva

O vice-governador Antonio Anastasia e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, assinaram, nesta quinta-feira (10), um convênio que beneficiará a saúde pública do município de Corinto, na região Central do Estado. A assinatura do termo de compromisso, celebrado pelo Governo de Minas e a Santa Casa de Misericórdia de Corinto, garante o repasse de R$ 300 mil, que serão investidos na reforma de banheiros, portas e pisos para atender às exigências da Vigilância Sanitária.

A saúde pública é sempre uma grande demanda, pois é infinita. Aqui em Corinto observamos necessidades importantes. A cidade de fato necessita de melhorias na área da saúde pública e nós vamos trabalhar de maneira organizada e estruturada para que a Santa Casa volte a funcionar logo”, disse Anastasia.

A previsão de reabertura do hospital é para o fim deste ano. A transferência de recursos para a reforma visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Minas.

A Santa Casa de Corinto é uma entidade filantrópica e foi fundada em 1954. Permaneceu fechada por dois anos. Entre 1996 e 2005, as atividades ficaram parcialmente inativas e em 2006 o bloco cirúrgico foi fechado. Em 2007 a Santa Casa parou de funcionar. A partir de agora, passará a oferecer à população 80 leitos, com expectativa de atendimento a 700 pacientes por mês e 600 internações no mesmo período.

Além de Corinto, que tem 23 mil habitantes, a Santa Casa irá atender a população de municípios vizinhos, como Augusto de Lima, Joaquim Felício, Santo Hipólito, Monjolos, Buenópolis e Morro da Garça, o que representa aproximadamente 20 mil pessoas. Atualmente, quem precisa de atendimento médico em Corinto conta apenas com uma simples unidade de pronto-atendimento. Os casos mais graves e os partos são encaminhados a Curvelo, que fica a 45 km da cidade.

“Esse é mais um passo para a superação da crônica crise histórica da Santa Casa de Corinto. O Estado está fazendo a sua parte, tem investido na saúde. Vamos liberar ainda em setembro a primeira parcela dos R$ 270 mil com que a prefeitura construirá mais uma Unidade Básica de Saúde no Programa Saúde da Família. Estamos liberando a primeira parcela de R$ 90 mil agora em setembro e a outra parcela de R$ 180 mil será em fevereiro”, revelou o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana.

Entre este ano e 2010, durante a terceira etapa do programa Saúde em Casa Corinto será beneficiada com mais uma Unidade Básica de Saúde, que vai abrigar uma equipe de Saúde da Família. No total, Corinto tem cinco equipes de Saúde da Família, 40 agentes comunitários de saúde, uma cobertura de 74,3% e um auxílio mensal de R$ 1.750. Desde 2003, o total investido pelo programa Saúde em Casa no município foi de cerca de R$ 633 mil.

Na área da saúde, o Governo de Minas soma mais de R$ 1 milhão de investimentos em Corinto nos últimos anos, nos programas Saúde em Casa, Viva Vida e convênios com a prefeitura, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Santa Casa de Misericórdia.

Centro Tecnológico

O vice-governador Antonio Anastasia também assinou, juntamente com a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, termo de compromisso com a Prefeitura de Corinto. O termo garante a liberação de verbas para o Centro Tecnológico para o Desenvolvimento Territorial, a ser instalado no município.

A criação do Centro é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Projeto Estruturador Convivência com a Seca e sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan). Conta com a parceria do Programa Territórios da Cidadania, do governo federal, e está articulado com o Território “Sertão de Minas”, composto por 17 municípios da região.

“O Centro Tecnológico Territorial será instalado em uma antiga fazenda da Febem, com estrutura e condição de ser um grande foco de produção de pesquisa e difusão tecnológica. Se por um lado está havendo a construção de barragens, a melhoria de água nas comunidades rurais, é preciso também que haja uma base tecnológica para que a gente construa conhecimento suficiente, visando à ampliação de renda daqueles que aqui vivem e aqui trabalham”, explicou a secretária Elbe Brandão.

O Centro Tecnológico está situado no perímetro urbano da cidade de Corinto, em um terreno de 310 hectares. A construção foi feita no final da década de 1940 e foi utilizada pela antiga Febem, entre 1964 e 1990, como escola especial para menores carentes e infratores. Após esse período, inúmeras iniciativas buscaram dar uma função social ao local, resultando em pouco êxito. Desde 1997, o local está sem uso e suas instalações estão em ruínas.

No Centro existirão bibliotecas, centro de multimídia, anfiteatro, laboratório de informática, logística de apoio para ensino à distância, além de infraestrutura para hospedagem de alunos e professores, área esportiva, mobiliário e recursos pedagógicos e humanos (docência, suporte e demais trabalhadores em educação). Visando à sustentabilidade do empreendimento, estuda-se a utilização plena das terras, que são planas e férteis, para atividades de pesquisa em agropecuária de valor agregado.

“Um local triste, onde as crianças eram internadas, vai passar a ser um local alegre, pujante, com muitas felicidades, dando alternativas para a nossa juventude”, comemorou Anastasia. O projeto executivo do Centro Tecnológico já está pronto e, a partir da assinatura do termo, a Prefeitura de Corinto assumirá as obras.