Cedec/MG lança Plano de Emergência Pluviométrica 2009/2010

O Plano de Emergência visa delinear as ações de preparação e resposta do Governo do Estado, em casos de problemas decorrentes das chuvas

Dez equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) estão prontas para agir no Estado, no período de outubro próximo até abril de 2010, quando historicamente acontece o maior número de ocorrências de desastres provocados pelas chuvas. A informação é do chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador da Cedec/MG, coronel Eduardo Mendes de Sousa, que apresentou, nesta quarta-feira (9), juntamente com o secretário-executivo da Cedec, tenente-coronel Alexandre Lucas Alves, e o meteorologista do MGTempo/Cemig/PUC Minas, Ruibran Januário dos Reis, o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2009/2010. O lançamento ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em Belo Horizonte.

O objetivo da Cedec é preparar os municípios para os diversos tipos de desastres, ajudando na prevenção e socorro às vítimas. "Estamos na fase da preparação para emergências e desastres. Já trabalhamos na prevenção com campanhas, cursos e incentivo à implantação das coordenadorias municipais. Agora apresentamos o plano”, destacou o coronel Eduardo Mendes de Sousa.

Segundo a lógica da Cedec, a primeira ação é sempre do município. "Quando este não é capaz sozinho de responder, entra a Cedec de forma suplementar para minimizar os danos causados pelo desastre, com material de ajuda humanitária, como doação de cesta básica, acrescida de leite para as crianças; colchões e lonas, agora também com lençóis. Melhoramos ainda o kit de higiene para minimizar o sofrimento dessas pessoas na eventualidade de desastres", informou coronel Eduardo.

Segundo o professor Ruibran, a previsão meteorológica ajuda muito na prevenção dos desastres. "A cada ano, o número de desastres e temporais está aumentando. Tudo indica que vamos ter chuvas intensas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas e Zona da Mata, o que acaba saturando o solo e aumentando o risco de soterramentos", disse. Conhecer a previsão estimula a preocupação preventiva, o que leva o Sistema Estadual de Defesa Civil a preparar-se para o período. Atualmente, dos 853 municípios, 635 possuem Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e destas somente 100 estão em atividade.

A Cedec constitui-se no conjunto de ações de prevenção, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar e minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. O principal objetivo é a redução de desastres e a minimização dos efeitos causados pelos mesmos. O Plano de Emergência Pluviométrica visa delinear as ações de preparação e resposta do Governo do Estado, em casos de problemas decorrentes das chuvas. A ideia é garantir a união dos esforços dos variados órgãos estaduais para minimizar os possíveis danos.

Ouça a entrevista do Coordenador Estadual de Defesa Civil