Anastasia celebra 120 anos do Granbery em Juiz de Fora

O vice-governador participa da abertura oficial da Semana Granberyense e das comemorações dos 120 anos do Instituto Metodista Granbery, em Juiz de Fora, na Zona da Mata

Anastasia celebra 120 anos do Granbery em Juiz de Fora
Foto: José Carlos Paiva / Secom MG

O vice-governador de Minas Gerais, professor Antonio Anastasia, participou, na noite dessa terça-feira (8), da abertura oficial da Semana Granberyense e das comemorações dos 120 anos do Instituto Metodista Granbery, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A instituição tem como ex-alunos importantes representantes públicos brasileiros, como o ex-presidente da República, Itamar Franco, e o prefeito municipal Custódio de Mattos, que foram homenageados durante a solenidade.

“Comemorar 120 anos de uma instituição não é nada fácil nos tempos de hoje. São 120 anos de dedicação ao ensino, à educação, ao preparo, ao intelecto, à inteligência, à ciência, às artes, à cultura. São infindáveis os atributos e méritos que este instituto teve ao longo dessas 12 décadas de existência, honrando não só a Juiz de Fora, não só a Mata mineira, não só Minas Gerais, mas a todo o Brasil”, ressaltou o professor Anastasia.

O Instituto Metodista Granbery baseia o ensino nos princípios cristãos e oferece desde a educação infantil até a pós-graduação. Foi inaugurado em 1889, sendo a primeira instituição de ensino da Zona da Mata mineira.

O ex-presidente Itamar Franco falou sobre o avanço tecnológico e o futuro do país, ressaltando as descobertas que mudaram o mundo. Durante a solenidade, o ex-aluno e atual prefeito de Juiz de Fora, Custódio de Mattos, lembrou com emoção dos momentos vividos na instituição durante sua infância e juventude. “Esta instituição fez homens, cidadãos, fez cidadãs, fez gerações. Então eu procuro ser digno das lições que recebi aqui, de cidadania, integridade e de serviços à comunidade”, ressaltou.

“Gostaria de externar a nossa singular gratidão por estarmos juntos comemorando 120 anos de existência da mais antiga instituição educacional da Zona da Mata. É um motivo de muita alegria e também de muito júbilo, diante de todos, estarmos completando tão longa existência desta trajetória educacional desta casa”, disse o reitor do Instituto Metodista Granbery e diretor da Faculdade Metodista Granbery, professor Roberto Pontes da Fonseca, ao abrir oficialmente as comemorações.

Os ex-alunos ilustres e o vice-governador foram homenageados com o brasão alusivo aos 120 anos da instituição, entregues pelo reitor e pelo jornalista Ulisses Belleigoli, presidente da Associação Nacional dos Granberyenses. O pastor Messias Valverde, coordenador da Pastoral do Instituto Metodista Granbery, realizou um momento devocional.