Centro Vocacional Tecnológico é inaugurado em Paracatu

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugura mais um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Minas Gerais.

Centro Vocacional Tecnológico é inaugurado em Paracatu
Foto: Carlos Alberto/Secom-MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugurou, nesta quinta-feira (3), mais um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Minas Gerais.
A nova unidade está instalada em Paracatu, no Noroeste do Estado, e vai promover a inclusão social por meio de capacitação. No local, a comunidade vai poder se preparar gratuitamente para o mercado de trabalho, de acordo com o potencial e demandas da região. Os investimentos do CVT de Paracatu são de R$ 600 mil, numa parceria entre o Governo de Minas e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Parte do Projeto Estruturador Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, o CVT está sob a gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) .

“Este CVT é um exemplo claro do que significa o governo de planejamento, de parcerias e do esforço conjunto da administração pública brasileira para termos aqui esta obra. Temos aqui recursos do governo federal, do Governo do Estado e temos a prefeitura acompanhando permanentemente. Temos as nossas escolas estaduais, cujas diretoras estão presentes, todos a favor da comunidade de Paracatu, para termos este Centro Vocacional Tecnológico”, disse o professor Anastasia em seu pronunciamento.

Minas Gerais conta com outros 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e 487 telecentros. Cerca de 400 mil pessoas já foram beneficiadas gratuitamente, seja no acesso à internet, seja na realização de cursos. O CVT de Paracatu tem dois laboratórios de informática, equipados com dez computadores conectados à internet e uma impressora cada um. Há ainda um laboratório de costura com 24 máquinas, uma sala de videoconferência para atender à comunidade, uma sala de aula e três salas para o Núcleo de Suporte à Empresa (NAE), onde serão atendidos pequenos empresários que estão começando um negócio ou que estejam passando por dificuldades na administração.

“Já temos 200 alunos inscritos para os cursos de informática em apenas dois dias. Para as aulas de costura, no mesmo período, se inscreveram 20 interessados. As aulas vão começar assim que os instrutores terminarem o treinamento, o que deve acontecer a partir da semana que vem”, explica a coordenadora geral do CVT de Paracatu, Maria Aparecida de Freitas Neiva. O local conta ainda com estrutura de copa e sala de reunião, sala de videoconferência e ensino a distância e laboratório vocacional voltado para treinamento e prestação de serviços à comunidade. Cada sala de informática terá duas pessoas para orientar os alunos e a sala de costura contará com um instrutor.

O CVT de Paracatu funciona na avenida Aeroporto , 255, no bairro Paracatuzinho, entre 8h e 16h. Informações podem ser obtidas pelo (38) 36719722.

Encontro com prefeitos

O vice-governador se reuniu, em Paracatu, com prefeitos da Associação Municípios Micro Região Noroeste Minas (Amnor), presidida pelo prefeito da cidade, Vasco Praça Filho. Durante o encontro, prefeitos fizeram reivindicações e agradeceram o apoio que vêm recebendo do Governo de Minas. “Todas as reivindicações são legítimas, procedentes e adequadas”, disse o professor Anastasia, que lembrou a importância do planejamento numa boa administração.

Ainda no município, o vice-governador visitou as obras de expansão do Hospital Municipal de Paracatu. As intervenções foram iniciadas em abril e o projeto final prevê a total reforma das instalações do hospital, que atende nas áreas de clinica médica, pediátrica, cirúrgica, ortopédica, de ginecologia e obstetrícia, além de possuir uma Unidade de Terapia Intensiva. Na atual fase, está sendo construído no hospital um anexo, que deve ficar pronto em novembro, e que sediará o novo Pronto Socorro, com 80 leitos, e um bloco com três salas de cirurgia. O atendimento na atual locação do PS é de 300 pessoas por dia. Com as novas instalações, essa capacidade aumentará para 450 atendimentos diários. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, o número de atendimentos poderá aumentar em até 40%.