Aisp de Venda Nova potencializa o trabalho das polícias

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugura a nova sede da área Integrada de Segurança Pública (Aisp) da região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

Aisp de Venda Nova potencializa o trabalho das polícias
Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, inauguraram, na manhã desta quarta-feira (2), a nova sede da Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) da região de Venda Nova, em Belo Horizonte. “É uma inauguração muito feliz porque aqui nós estamos colocando uma Aisp, um investimento de R$ 3 milhões, no local de uma antiga carceragem da Polícia Civil que era um verdadeiro inferno; um barril de pólvora, com mortes, fugas, rebeliões”, afirmou Anastasia.

O prédio passou por reforma completa para abrigar a nova sede e as antigas celas, com condições precárias e insalubres, foram reformadas e transformadas em salas onde será feito o planejamento da segurança da região. “A edificação de uma unidade predial integrada dá concretude à política de integração dos órgãos de Defesa Social”, explicou o secretário Maurício Campos.

Conforme ressaltou o vice-governador, a integração das polícias Civil e Militar é uma realidade irreversível no Estado. “Os resultados são tão positivos que nós estamos vendo aqui a comunidade de Venda Nova alegre, agradecida, substuituindo aqueles antigos protestos que haviam aqui, contrários àquela antiga delegacia, pela construção dessa nova área integrada que vai trazer ainda mais segurança a população”, destacou.

A metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) adotada em Minas Gerais prevê ações conjuntas das polícias Civil e Militar, com metas para combater a criminalidade a partir de dados detalhados sobre a ocorrência, como local, horário, perfil do autor e reincidência. A Seds já implantou a Igesp em mais de 50 municípios mineiros, entre eles Belo Horizonte e região metropolitana, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre, Curvelo, Lavras, Ipatinga, Barbacena, Unaí e Patos de Minas.

Anastasia lembrou que o Governo do Estado está substituindo as antigas carceragens pelos novos presídios administrados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Além de liberar policiais civis e militares, antes ocupados com a guarda dos detentos, para o exercício de suas funções institucionais - policiamento preventivo e ostensivo e investigação criminal - , a transferência da gestão prisional para a Seds permite o desenvolvimento do programa de ressocialização dos presos. Com a implantação desse processo, o Estado reverteu o quadro e, atualmente, mais de 70% dos presos já estão sob a responsabilidade da Seds.

De acordo com a Seds, a integração do Sistema de Defesa Social e os investimentos no sistema prisional, aliados a ações de repressão qualificada e prevenção à criminalidade vêm gerando reduções expressivas nos índices de crimes violentos (ICV) em todo o Estado. Somente em Belo Horizonte, a taxa de criminalidade violenta reduziu-se em 23,9% no primeiro trimestre de 2008 e o mesmo período deste ano, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro.

“O que nós estamos vendo aqui, materialmente, é o planejamento que começou lá atrás, em 2003, e que agora nós estamos, felizmente, colhendo os frutos desse bom desempenho”, disse o vice-governador. De acordo com ele, os investimentos do Governo de Minas na segurança pública são permanentes, inclusive na região de Venda Nova.