Governador visita obras do Museu das Minas e do Metal

Aécio Neves visita as obras do Museu das Minas e do Metal, em implantação no antigo prédio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Governador visita obras do Museu das Minas e do Metal
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves visitou, nesta terça-feira (25), ao lado do empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX, as obras do Museu das Minas e do Metal, em implantação no antigo prédio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. O museu faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, maior complexo cultural do país aberto ao público. Durante a visita, quando foi apresentado o trabalho de restauração do prédio, Aécio Neves comentou a importância da recuperação dos prédios históricos da Praça da Liberdade.

“Este prédio estava totalmente degradado ao longo dos anos. Várias camadas de tinta superpostas foram sendo colocadas ao longo de mais de um século e agora todas elas foram retiradas. Estamos permitindo o reencontro de Minas com a sua história. Esse Circuito Cultural, que vai ter nesse museu um dos pontos mais altos, vai se transformar no mais importante circuito cultural do Brasil, porque não existe no Brasil um outro conjunto arquitetônico dessa importância e com essa utilização tão diversificada e, ao mesmo tempo, tão representativa do que Minas tem de melhor. Estamos valorizando o que temos de mais singular no Brasil”, afirmou o governador em entrevista.

As obras de restauração começaram em setembro de 2008 e cerca de 90% do processo já foi concluído. O trabalho exigiu esforço cuidadoso dos restauradores para devolver ao prédio belas pinturas artísticas escondidas sobre várias camadas de tinta. Em diversas salas do edifício já foram recuperadas pinturas em tetos e paredes. As obras de restauração são supervisionadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).

Parceria

Após visitar as salas restauradas, o governador cumprimentou restauradores e destacou a importância da parceria com a iniciativa privada para a implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Os investimentos na recuperação do prédio e na implantação do museu são de R$ 23 milhões, custeados integralmente pelo Grupo EBX.

“Minas é o estado da cultura. 60% do patrimônio histórico do Brasil está em Minas Gerais. Então, estamos valorizando o que temos de mais singular no Brasil. Portanto, eu tenho mais é que agradecer esses investimentos, a competência da equipe de restauradores que está aqui, são 280 pessoas envolvidas diretamente nessa obra, o mais moderno museu do mundo nesse segmento”, disse.

O empresário Eike Batista ressaltou a importância do museu para a preservação da história do Estado. O museu vai abrigar importante acervo sobre mineração e metais, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas.

“Tivemos a sorte de receber essa casa. Vai se chamar Museu das Minas e do Metal e descobrimos uma verdadeira mina de história. Eu que estou avançando na idade, começo a perceber quanto é importante preservar a nossa história. Feliz o povo que preserva a memória e esse prédio simboliza isso”, destacou o empresário Eike Batista.

Estrutura

O prédio da antiga Secretaria de Educação, construído em 1897, apresenta elementos neoclássicos e art-nouveau como pinturas que imitam mármore e tecidos, forros decorados em madeira e telas com relevos. A escadaria em metal trabalhado, presente do rei da Bélgica ao Governo de Minas, também está sendo recuperada.

O processo de recuperação do prédio inclui remoção de repintura; limpeza, consolidação dos suportes (madeira, tela, reboco e ferro fundido), imunização contra insetos ou desinfestação de microorganismos, aplicação de antiferruginosos, remendos e enxertos.

Por conta das superposições de camadas decorativas, a restauração vai proporcionar um circuito didático de todas as fases, através de prospecções ou “janelas” deixadas, que revelarão as decorações que se perderam, as camadas retiradas e as originais deixadas. O projeto do renomado museógrafo Marcello Dantas permite mostrar de forma educativa as descobertas da restauração.

Acesso especial

A reforma do prédio, supervisionada Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), inclui ainda intervenções na cobertura de vidro que ganhará nova estrutura metálica. Um novo andar será construído no anexo e será ligado por três terraços abertos. Um elevador panorâmico será instalado na lateral para acesso de pessoas com deficiência e a movimentação de peças de arte para exposições itinerantes. A fachada do prédio não será alterada.

O museu contará com sala para computadores onde professores poderão dar aulas sobre a visita ao museu. Também serão adaptados espaços para café, loja do Museu e outras salas para ampliar o conforto dos visitantes.

O projeto arquitetônico do museu foi elaborado por Paulo Mendes da Rocha, várias vezes premiado no Brasil e no exterior, inclusive com os prêmios Mies Van der Roche de Arquitetura Latino-Americana, em 2000, por sua obra de renovação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e com o Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura, em 2006.

História

O antigo prédio da Secretaria de Estado de Educação foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães e obedeceu ao padrão arquitetônico adotado em todas as construções planejadas pela Comissão Construtora da Nova Capital – o estilo eclético, com predominância de elementos neoclássicos franceses. As obras começaram em 22 de outubro de 1895 e ainda se encontravam inacabadas no momento da inauguração da capital, em 12 de dezembro de 1897.