Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Aécio destaca parceria na capacitação de gestores públicos

O governador foi empossado como membro honorário do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral (FDC) e também participou da inauguração do prédio da Fundação que irá abrigar o Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão, onde serão oferecidos novos cursos e pesquisas.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Aécio destaca parceria na capacitação de gestores públicos
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves foi empossado, nesta terça-feira (18), como membro honorário do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral (FDC). Em visita ao campus da instituição na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, ele também participou da inauguração do novo prédio da Fundação que irá abrigar o Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão, onde serão oferecidos novos cursos e pesquisas. Durante a solenidade, Aécio Neves destacou a importância da parceria da Fundação com o Governo de Minas na capacitação de executivos que hoje atuam na administração pública. 

  “A Fundação Dom Cabral talvez seja hoje a mais visível marca, fora do Brasil, da modernidade de Minas, dos investimentos em inovação e em novas técnicas de gestão. Tê-la sediada em Minas Gerais, para nós, é extremamente importante, porque além da qualificação de gestores privados, que ela vem fazendo ao longo dos anos com extremo reconhecimento, ela nos permite, ao Governo de Minas, uma parceria de altíssima qualidade também na formação de gestores públicos. No ano passado, foram cerca de 400 gestores aqui qualificados pela Fundação Dom Cabral e este ano mais de 700 gestores aqui também estão sendo qualificados”, explicou.

O governador lembrou que a Fundação teve papel importante também nas medidas administrativas adotadas em Minas Gerais nos últimos anos, como o Choque de Gestão e Estado para Resultados, que resultaram no equilíbrio financeiro do Estado e na retomada dos investimentos.

“Muitas das ações que têm dado a Minas uma enorme visibilidade no campo da gestão pública de qualidade, com o Estado para Resultados, com o Choque de Gestão, têm sido feitas em parceria com a Fundação Dom Cabral. Acho que estamos demonstrando em Minas que com setor privado e setor público próximos, trocando suas experiências, ambos se qualificam”, destacou Aécio Neves.

Avanços da nova gestão pública em Minas

Em seu discurso, o governador ressaltou que os novos parâmetros da gestão pública, implantados em Minas nos últimos anos, resultaram em grandes avanços, com investimentos em todas as áreas.

“Os investimentos em Minas com recursos ordinários do Tesouro Estado cresceram 920% entre 2003 e 2008. Em 2008, superamos a meta de investir R$ 9 bilhões. Para 2009, mesmo com o forte impacto da crise em nossas receitas, estamos otimistas - e podemos chegar perto da previsão inicial de investir R$ 11 bilhões”, garantiu.

Boa parte dos recursos aplicados pelo Governo de Minas são para garantir a recuperação e modernização da infraestrutura, como as estradas, o fornecimento de água e energia e a telefonia.

“Até o ano que vem terminaremos de asfaltar todos os acessos às cidades antes só ligadas por terra. A telefonia móvel agora está presente em 100% das nossas cidades. A energia alcança o interior. Fazemos o maior investimento da história de Minas em saneamento básico, que vai nos permitir 100% de água tratada e 98% de esgotos coletados na base de operações da Copasa, em mais de 600 municípios”, disse o governador.

Aécio Neves também destacou que o equilíbrio financeiro e os investimentos em infraestrutura geraram fortes avanços sociais em Minas Gerais nos últimos anos.

“As taxas de mortalidade infantil de Minas Gerais e dos nossos municípios do semi-árido vem caindo sistematicamente e estão hoje abaixo da média nacional, inclusive nas regiões mais pobres do estado. A desnutrição no semi-árido decresceu em 50%, se comparada a 2004. Os indicadores de criminalidade violenta recuaram a níveis registrados há cerca de uma década atrás. Voltamos a pontuar entre os primeiros lugares nos índices nacionais que medem o desenvolvimento da educação no país, desde 2005”, afirmou.

Conselho

O Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral tem a participação de lideranças do Brasil e do mundo. A principal meta é estabelecer uma rede de informação entre empresários, acadêmicos, gestores públicos e setores não governamentais.

Nos últimos anos, a FDC tem aumentado a sua atuação em outros países. Mantém alianças com escolas de negócios como o INSEAD (França), a Kellogg School of Management (EUA) e a Sauder School of Business (Canadá) para o desenvolvimento de programas de pesquisas e intercâmbio de professores.

Em 2009, a Fundação foi classificada como a 13ª melhor escola de negócios do mundo no ranking de educação executiva publicado pelo jornal inglês Financial Times. Entre as 45 instituições classificadas, a FDC é a melhor colocada da América Latina.

A inauguração do novo prédio da Fundação foi realizada durante a segunda etapa do “Five-Diamand International Conference Cycle”, ciclo de conferências internacionais realizado em parceria com escolas de negócios da Índia, China e Rússia.

Estiveram presentes na posse do conselho e na inauguração do novo Centro autoridades como o presidente da Fundação Dom Cabral, Emerson de Almeida; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o senador Eduardo Azeredo; o cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo; o benemérito da FDC Aloysio Faria; e o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias.

Fonte:

Últimas Notícias