Anastasia se encontra com alunos do Poupança Jovem

O vice-governador se reuniu com alunos participantes do Projeto Estruturador Poupança Jovem em Sabará.

Anastasia se encontra com alunos do Poupança Jovem
Foto: Carlos Alberto/Secom MG

Os alunos participantes do Projeto Estruturador Poupança Jovem se reuniram na Praça de Esportes de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta terça-feira (18). Com as presenças do vice-governador Antonio Augusto Anastasia e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, o primeiro grande encontro dos estudantes marcou a volta às aulas no segundo semestre letivo de 2009.

“O Poupança Jovem foi criado exatamente com o objetivo de dar oportunidades aos alunos das nossas escolas estaduais, porque a cidadania, a opção, a oportunidade, são escolhas de vocês. Poucos municípios mineiros têm o programa e Sabará é um deles. A responsabilidade, portanto, de vocês que aqui estão para encontrarem de fato as oportunidades são muitas”, disse Anastasia aos estudantes.

O vice-governador ressaltou que, mais importante que o apoio financeiro que os jovens recebem ao final do ensino médio, são os cursos oferecidos, o aprendizado adquirido e as oportunidades ao longo da participação no programa. “Serão três anos, portanto, de incentivo que o Governo do Estado confia a cada um dos jovens de Sabará”, concluiu.

Cerca de 1.300 alunos do 1° ano do ensino médio de 15 escolas estaduais participaram de atividades culturais e de oficinas temáticas. “Para mim, o Poupança Jovem abriu uma oportunidade de ter novas amizades e conhecer novos valores. Outra coisa que aprendi com esta oportunidade é nunca desistir dos sonhos”, declarou Ivair Pereira de Lima, aluno da Escola Estadual General Carneiro, representando os demais jovens beneficiados.

“Para mim é uma alegria ver que os jovens de Minas Gerais, que aquelas pessoas que vão construir o futuro do Estado, terão mais oportunidades, mais conhecimento e condições de se formarem melhor para enfrentarem o mercado de trabalho e a vida”, afirmou o secretário Agostinho Patrús Filho.

O prefeito de Sabará, William Borges, também ressaltou a importância do projeto para o município. “É uma satisfação muito grande receber em Sabará um programa do Governo de Minas tão relevante e que vem de encontro à necessidade da boa formação do adolescente”, observou.

Os estudantes receberam informações sobre a metodologia do Poupança Jovem durante a interação com os responsáveis pelo programa. O aporte para os anos de 2009 e 2010, somente em Sabará, é de aproximadamente R$ 3,5 milhões. Durante a execução do projeto, os estudantes participam de várias atividades, entre elas o Giro Jovem, a primeira ação após a adesão ao programa. Com a presença de um educador social, os estudantes são auxiliados em oficinas e são envolvidos em temas como protagonismo juvenil, relações interpessoais, diversidade social, ética.

Poupança Jovem

O Poupança Jovem é um Projeto Estruturador do Governo de Minas. É destinado aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual residentes em municípios ou regiões que apresentam elevadas taxas de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A meta do Governo de Minas é atender 50 mil jovens até 2010. Em quase três anos de programa, já foram aplicados cerca de R$ 100 milhões.

Em Sabará, o projeto começou em 2009 e atende 1.328 estudantes do 1° ano do Ensino Médio de 15 escolas. O programa busca o desenvolvimento pessoal e social, visando à permanência na escola, a inserção no mercado de trabalho e geração de renda. Ao término dos três anos escolares, os jovens recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, a ser sacada após a conclusão do ensino médio. Em contrapartida, exige-se deles freqüência regular nas aulas; bom desempenho escolar; participação em atividades de real interesse para as comunidades (atividades complementares); respeito aos valores da cidadania e nenhum envolvimento com a criminalidade.

O programa foi iniciado em 2007, em Ribeirão das Neves, na RMBH, e em 2008 foi expandido para Ibirité e Esmeraldas, também na RMBH, e para Governador Valadares, no Leste do Estado, beneficiando 13 mil jovens. Este ano, passou a atender mais quatro municípios: Juiz de Fora, na Zona da Mata; Montes Claros, no Norte de Minas; Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, além de Sabará, beneficiando mais 17 mil alunos.