Viaturas entregues à PM já têm distribuição definida

Antonio Augusto Anastasia entrega 276 viaturas à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).

Anastasia entrega viaturas à Plícia Militar de Minas
Foto: Osvaldo Afonso/ Secom MG

O destino das 276 viaturas entregues nesta quinta-feira (13) à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia já está definido. Os veículos serão direcionados à Patrulha Rural, à Modernização das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) e Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), à Coordenação e Controle do Comando e ao Policiamento Ostensivo de Belo Horizonte e Interior do Estado e ainda ao Grupamento Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar).

Visando a Modernização das Risps e Aisps, serão distribuídas 25 viaturas Fiat Palio para as cidades de Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberlândia e Uberaba (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas) e Governador Valadares (Leste do Estado). Essa medida tem como objetivo reestruturar Unidades Operacionais da PMMG que integram o conceito de “Áreas Integradas”, com a finalidade de proporcionar ao policial militar toda a infraestrutura adequada ao exercício de suas funções contribuindo para o alcance dos resultados almejados para Segurança Pública em Minas Gerais.

O Projeto Patrulha Rural será contemplado com 61 caminhonetes 4x4 Ford Ranger, para diferentes municípios. A meta é implantar estratégias específicas de policiamento preventivo nas zonas rurais conforme criterioso planejamento de atuação operacional. Para tanto serão consideradas as informações gerenciais de Segurança Pública que permitam o emprego coerente de recursos humanos e materiais em benefício da população das áreas rurais. O total de beneficiados nos municípios pela Patrulha Rural é de 1 milhão e 200 mil habitantes.

Para o Policiamento Ostensivo Geral serão distribuídas 93 viaturas, sendo 34 Blazeres Chevrolet, 27 Motocicletas Falcon de 400 Cilindradas, 23 motocicletas Tornado de 250 Cilindradas, duas Paratis, cinco Fiats e dois Merivas para reforço do policiamento motorizado na capital e diversas cidades do Interior. Serão contempladas, 18 localidades.

Um total de 69 viaturas Ford EcoSport XL serão encaminhadas para uso da Coordenação e Controle do Comando de Belo Horizonte e interior, destinadas a 59 cidades. Os veículos serão usados nas atividades de coordenação e controle realizadas nos níveis operacionais, permitindo aos comandantes o desenvolvimento de atividades operacionais e administrativas (supervisões, visitas, reuniões e encontros). Isso viabilizará a avaliação de desempenhos e resultados, difusão de orientações técnicas e levantamento de subsídios para avaliação e/ou aperfeiçoamento de políticas, diretrizes e planos, bem como corrigir desvios.

Áreas de risco

Para reforçar a frota do Grupamento Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), um total de 28 viaturas Blazer serão direcionadas para a execução do policiamento na capital e no interior. O Gepar age na prevenção de crimes, dedicando grande atenção à prevenção sistêmica ao tráfico de drogas ilícitas.

O grupo procura neutralizar a ação de “gangues” provenientes da articulação do tráfico de drogas, por meio de ações preventivas, participando e motivando projetos sociais que buscam a interação da comunidade com a Polícia Militar e demais órgãos públicos, agindo assim como um ativo promotor da inclusão social.

Atualmente existem 43 grupos Gepar em atuação no Estado, vinte e cinco deles associados ao Programa “Fica Vivo!”. A instituição conta com um efetivo de mais de 422 policiais militares credenciados para executar as atribuições do Gepar.