Turismo de Negócios em Minas cresce 23% em três anos

Vice-governador participa da posse do novo presidente da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), Marcos Alvim.

Antonio Augusto Anastasia presente em evento no Minascentro para posse do presidente da Pominas
Foto: Oswaldo Afonso/Secom-MG

A Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, empossou nessa quarta-feira (12), no Minascentro, em Belo Horizonte, o novo presidente da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), Marcos Alvim, em solenidade que teve a presença do vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, e de lideranças de todo o trade turístico mineiro.

Durante a solenidade, a secretária fez uma avaliação positiva do Turismo de Negócios no Estado. Levantamento da Prominas aponta que, entre 2007 e julho deste ano, foram realizados 528 eventos no Minascentro e 143 no Expominas de Belo Horizonte, que juntos tiveram receita de R$7,5 milhões no período, o que corresponde a um aumento de 23,88% em três anos.

“A Prominas é a companhia que dá todo significado para que Belo Horizonte seja a capital de Minas Gerais para o Turismo de Negócios. Estamos acompanhando e vendo uma transformação muito grande”. De acordo com a secretária, o senador Arlindo Porto, que fez a transmissão de cargo da presidência para Marcos Alvim, soube criar bons indicadores, adotando um visão estratégica em sua gestão e investindo na melhoria da infraestrutura dos centros de eventos de Belo Horizonte.

Ela também lembrou que, em 2008, Belo Horizonte se tornou a 5ª cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais no ranking da ICCA - International Congress and Conference Association (índice de participação dos destinos na captação de eventos internacionais em todo o mundo. “A expectativa futura é ainda melhor para Minas. Por meio convênio de R$5,6 milhões do Estado com o BID estamos investindo na metodologia de rede de turismo de negócios. As ações visam a captação, criação e o fortalecimento de eventos de setores econômicos estratégicos da capital mineira, tendo o BH Conventions & Visitors Bureau como parceiro”, afirmou.

Transmissão de Cargo

Ao transmitir o cargo para o novo presidente, o senador Arlindo Porto, que teve seu retrato incluído na galeria de ex-presidentes da companhia, agradeceu pelo apoio que recebeu, inclusive do trade e dos promotores de eventos de Minas Gerais. “Tenho muito orgulho de ter trabalhado para este Governo. Aprendi muito na Prominas. Aqui pude colaborar para divulgar a imagem de Minas Gerais visando fomentar de fato o Turismo de Negócios em nosso Estado”, disse.

O novo diretor-presidente da Prominas, Marcos Alvim, falou que assume a companhia com o objetivo de cumprir todas as metas já propostas visando mais competividade e eficiência. “Queremos, além disso, estreitar as parcerias com o trade turístico, produzir projetos inovadores e participativos para os centros de eventos e promoções administrados pela Prominas, sempre visando fomentar a geração de emprego, trabalho e renda por meio da ampliação do número de eventos”, finalizou.

Novo presidente da Prominas

Marcos Antônio Alvim é mineiro de Cascalho Rico, localizado a 50 km de Araguari, e formou-se em Psicologia pela Universidade de Uberaba, em 1985. Atuou como psicólogo por 13 anos e foi professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberaba, além de desenvolver outros trabalhos na área.

Marcos Alvim entrou para a vida pública em 2000 e foi prefeito de Araguari por dois mandatos, de 2001 a 2008. Além disso, foi vice-presidente da Associação Mineira de Municípios, de 2005 a 2008.

A Prominas é vinculada ao sistema operacional da Secretaria de Estado de Turismo e administra os Centros de Exposições e Feiras (Expominas) de Belo Horizonte, Araxá e Juiz de Fora e o Minascentro, na capital.