Governo anuncia gratuidade de cursos superiores em Ibirité

Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, anunciaram em Ibirité a gratuidade dos cursos superiores no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff.

Vice-governador Antonio Augusto Anastasia em Ibirité, anunciando gratuidade de cursos superiores
Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, anunciaram, nesta quarta- feira (12), em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a gratuidade dos cursos superiores no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (Iseat), da Fundação Helena Antipoff (FHA).

O Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira foi credenciado pelo Decreto Estadual Nº 41.733 de 25 de junho de 2001 e oferece atualmente cursos de licenciatura em educação física, pedagogia, matemática, ciências biológicas, letras e pós-graduação lato-sensu. A partir do segundo semestre de 2009, o Iseat, que antes era privado, passa a ser estadual e os cursos serão gratuitos.

“Essa modificação é muito positiva. A gratuidade, ou seja, o ensino público superior gratuito aqui na Fundação Helena Antipoff dá mais qualidade ao ensino, mais oportunidade e mais acesso ao ensino de qualidade para os estudantes de Ibirité”, disse o vice-governador.

Segundo Anastasia, a medida custou ao Tesouro do Estado R$ 3 milhões relativos aos débitos do Iseat nos últimos três meses. O Governo de Minas calcula que gastará cerca de R$ 500 mil por mês com a folha de pagamentos da instituição. Os professores passarão a ser da rede pública estadual de ensino. “Essa medida custa, naturalmente, ao Tesouro do Estado, mas é muito bem vinda porque significa o compromisso do Governo de Minas com a educação pública de qualidade”, afirmou.

Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira

A Fundação Helena Antipoff é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes). Com a estadualização, 1.452 alunos que estudam atualmente no Iseat serão beneficiados. O instituto já formou 1.529 alunos desde setembro de 2001, quando começou seu funcionamento com quatro turmas de 50 alunos.

“O governador Aécio Neves e o vice-governador Anastasia determinaram à Sectes uma preocupação grande em dar oportunidade para o maior número possível de pessoas acessarem o ensino superior, até mesmo o nível de formação tecnológica, sempre com padrão de qualidade muito bom”, explicou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal.

Na opinião do secretário, a demanda existente em Ibirité é grande porque, hoje em dia, as famílias sabem que a chance de ter melhor emprego e mais renda é por meio da formação acadêmica, de preferência de nível superior. “O Governo de Minas, atento a isso e às dificuldades enfrentadas pela Fundação Helena Antipoff, inclusive pela crise econômica, que aumentou a inadimplência, tomou a decisão de assumir o pagamento de todas as despesas e tornar esses cursos gratuitos. É uma grande contribuição do Governo para a cidade e para a região”, completou Alberto Portugal.

O Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff, foi credenciado pelo Decreto Estadual Nº 41.733 de 25 de junho de 2001. O mesmo Decreto autorizou o funcionamento do Curso Normal Superior para formação de professores para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Participaram ainda da visita à Fundação Helena Antipoff e da solenidade de estadualização do Iseat, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Alberto Pinto Coelho, o deputado estadual Célio Moreira, o secretário adjunto de Educação, Filocre Saraiva, e a presidente da FHA, Irene de Melo Pinheiro.