Anastasia e Pestana inauguram ambulatório em Uberaba

O vice-governador e o secretário de Estado de Saúde inauguraram a conclusão do Ambulatório Central "Maria da Glória Leão Borges" do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A saúde pública de Uberaba, no Triângulo Mineiro, tem um novo e importante reforço. O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, inauguraram, nesta segunda-feira (10), a conclusão do Ambulatório Central "Maria da Glória Leão Borges" do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A construção estava paralisada por cerca de seis anos e com o investimento de R$ 500 mil do Estado, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a obra foi entregue à população.

"É sempre bom lembrar que a questão da saúde pública é sempre a maior demanda, não só em Uberaba, no Triângulo, em Minas, mas no Brasil. Então nós temos parcerias fortes do Governo do Estado com as Universidades, com as prefeituras, com a sociedade civil e é um investimento muito bom até porque aqui em Uberaba nós estamos dentro de um hospital de referência, de altíssima qualificação, que é o da Universidade Federal do Triângulo Mineiro”, disse Anastasia.

Numa área de 1.277,36 m², agora funcionam um ambulatório pediátrico, salas de pequena e média cirurgia, sala de recuperação pós-anestésica, consultórios, salas de apoio, endoscopia, entre outros serviços. Com a conclusão das obras, a expectativa é de aumento do número de atendimentos, principalmente na área de pediatria, com atenção integral à criança. Este é o principal centro de atendimento especializado da região, com significativo número de procedimentos realizados.

O secretário Pestana observou que Uberaba é uma cidade estratégica para a saúde em Minas Gerais por ser um grande pólo macrorregional prestador de serviços e estimulou a solidariedade entre os municípios, de todos os portes, no que se refere ao atendimento de saúde. “Tudo que ocorre aqui transcende o território de Uberaba. Só isso já seria o bastante para o Governo de Minas estar presente como nunca na saúde da região”, falou.

“Este é um momento de agradecimento e um momento onde fazemos uma prestação de contas à sociedade de Uberaba e de toda a região, porque nosso hospital atende quase um milhão de habitantes”, ressaltou o reitor da UFTM, professor Virmondes Rodrigues Júnior.

O novo espaço físico do hospital, considerado o maior benefício proporcionado pela obra, possibilitará a acomodação de várias especialidades em local mais adequado, centralizando condutas ambulatoriais, como pequenas cirurgias. Isto permite uma utilização mais racional do Centro Cirúrgico Central, o que poderá refletir no volume de atendimentos do Hospital de Clínicas da UFTM.

O secretário Municipal de Saúde de Uberaba, Valdemar Hial, disse que quando passava no local e encontrava a obra por terminar, se sentia deprimido. “Eu sinto hoje, pela iniciativa de todos os que abraçaram a causa junto ao Governo de Minas e o governador, uma sensação de missão cumprida”, emocionou-se ao agradecer a conclusão da obra em nome da cidade e de toda a comunidade acadêmica. O vice-prefeito de Uberaba, Paulo Mesquita, representando o prefeito Anderson Adauto, também se disse emocionado por também ter lutado pela causa.