Anastasia visita Boa Esperança e anuncia investimentos

Em viagem pelo Sul de Minas, o vice-governador anunciou, em Boa Esperança, investimentos do Governo do Estado de cerca de R$ 1 milhão.

Vive-governador Antonio Augusto Anastasia em visita a Boa Esperança, Sul de Minas
Foto: Marco Evangelista/Secom MG

Em viagem pelo Sul de Minas, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia anunciou, nesta sexta-feira (7), em Boa Esperança, investimentos do Governo do Estado de cerca de R$ 1 milhão para reformas em cinco escolas do município, inaugurou o Conjunto Habitacional Nova Esperança, uma obra de R$ 653 mil, e assinou convênio com a prefeitura para recuperação de oito ruas do bairro Eldorado, no valor de R$ 210 mil.

A liberação de recursos para a área da educação foi feita durante a inauguração da reforma na Escola Municipal Anita Bandeira, que contou com verbas do Governo de Minas e da prefeitura de Boa Esperança. “Essa reforma demonstra nosso esforço para melhorar a educação de Boa Esperança e de toda Minas Gerais”, disse Anastasia, ao lado da auditora geral do Estado de Minas Gerais, Maria Celeste Guimarães, natural do município e representante da família da professora Anita Bandeira, que dá nome à escola.

O montante de R$ 1 milhão, anunciado pelo vice-governador, será dividido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para as reformas de cinco escolas da rede estadual na cidade: E. E. Dr Sá Brito, E. E. Belmiro Braga, E. E. Joaquim Vilela, E. E. Aquiles Naves e E. E. Padre João Vieira.

Conjunto Habitacional

O Conjunto Habitacional Nova Esperança, localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, com 27 moradias populares, foi construído pelo Governo de Minas, por meio da Companhia Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab - MG). A inauguração foi feita pelo vice-governador Anastasia, ao lado do prefeito Jair Alves de Oliveira, do presidente da Cohab, Sebastião Navarro, e dos secretários de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, e de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

Na obra do Conjunto Habitacional Nova Esperança foram investidos R$ 653 mil em recursos do Fundo Estadual de Habitação, cabendo à prefeitura, parceira do empreendimento, a contrapartida de R$ 42 mil correspondentes à doação do terreno e à execução das obras de infraestrutura, que compreendem saneamento, rede de água e energia elétrica.

“O Governo do Estado tem realizado muitas obras em todos os setores e, sempre que posso, gosto de estar presente nesses eventos para verificar como os recursos do Governo estão sendo bem gastos, e esse Conjunto Habitacional é um exemplo disso”, disse o vice-governador. Segundo Anastasia, as parcerias entre o Governo de Minas e as prefeituras têm sido responsáveis pelo avanço do Estado.

O secretário Dilzon Melo, comprometeu-se, durante a cerimônia de entrega das casas, a liberar R$ 100 mil para o asfaltamento do Conjunto Habitacional Nova Esperança.

Entre os novos proprietários das casas em Boa Esperança estão um deficiente físico e um idoso, além de 12 mulheres arrimo de família. Todos eles receberam pontuação extra no processo de seleção dos mutuários, tornando-se titulares dos financiamentos concedidos pela Cohab. Com isso, foram beneficiados com um subsídio que chega a 50% do valor do imóvel, enquanto o valor da prestação não ultrapassa 25% da renda familiar.

O presidente da Cohab, Sebastião Navarro, explicou que cada casa do Conjunto Habitacional inaugurado tem dois canos no teto, que são suporte para o sistema de aquecimento solar, que será instalado após a chegada dos moradores, para que estes possam aprender seu funcionamento. “Essa é uma determinação do governador Aécio Neves, que proporcionará redução da conta de luz de todos que aqui morarem”, explicou.

Com a inauguração do Conjunto Habitacional Nova Esperança, o Governo do Estado completa 18.364 casas construídas e entregues à população de baixa renda, desde 2005, quando atribuiu à Cohab a responsabilidade pela implementação do projeto Lares Geraes Habitação Popular, destinado a famílias com renda entre um e três salários mínimos. Outras 3.121 casas estão sendo construídas pelo programa, enquanto 1.528 já se encontram prontas, esperando apenas a conclusão de obras de infraestrutura, que ficam a cargo das prefeituras.

Obras de recuperação

Além da verba de R$ 100 mil anunciada pelo secretário Dilzon Melo para o asfaltamento das ruas do Conjunto Habitacional Nova Esperança, o Governo de Minas liberará R$ 210 mil, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a prefeitura de Boa Esperança, para recuperação de oito ruas do bairro Eldorado. Assinaram o documento o vice-governador Anastásia, o secretário Dilzon Melo e o prefeito Jair Alves de Oliveira.

Cidadão Honorário

Em solenidade na Câmara Municipal, o vice-governador recebeu o Título de Cidadão Honorário de Boa Esperança, proposto pelo vereador Roberto Assis. A entrega do Título foi assistida por autoridades políticas locais, vereadores da casa e pelo presidente da Câmara, vereador Divino José Costa.

A agenda de compromissos de Anastasia em Boa Esperança foi encerrada com uma reunião de integração com os prefeitos da Microrregião – Boa Esperança, Campo do Meio, Campo Gerais, Ilicínea, Coqueiral, Guapé, Aguanil, Santana da Vargem e Cristais, no Radium Clube Dorense.