Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Evento reúne autoridades da área de segurança pública

A presença do ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Conselho Nacional de Justiça está confirmada para o segundo e último dia da reunião conjunta do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública e do Consej.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilmar Mendes, está confirmada para esta quarta-feira (5), às 9h, no Dayrell Minas Hotel, em Belo Horizonte. Mendes fará a abertura do segundo e último dia da reunião conjunta do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

Nesta terça-feira (4), o governador Aécio Neves participou da abertura do evento, quando fez uma exposição geral das ações adotadas em Minas no combate à violência. O foco da reunião consiste na troca de experiências na área de segurança pública e alternativas para o enfrentamento de criminalidade e da violência em âmbito nacional.

Pela primeira vez as duas instâncias colegiadas se reuniram, inovando também por promover o encontro do Colégio Nacional dos Comandantes-Gerais da Polícia Militar com o Colégio Nacional dos Chefes de Polícia Civil. No final da manhã desta terça- feira (4), o secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Maurício Campos Júnior, apresentou aos participantes o modelo mineiro de Defesa Social, que tem como principal foco a integração de todas as forças componentes do sistema.

“A nossa política vai além da integração das polícias Civil e Militar, ela tem a dimensão de sistema, que reúne, também de forma alinhada, o Corpo de Bombeiros, a Defensoria Pública, os sistemas Prisional e Socioeducativo e as ações de prevenção à criminalidade. Ressalto, ainda, o alinhamento com o Sistema de Justiça, sem o qual estamos fadados ao colapso”, ressaltou Campos.

Em relação à reunião conjunta, o secretário de Defesa Social disse se tratar de uma oportunidade de alavancar um debate mais profundo, com visões complexas e variadas sobre o tema. E finalizou seu discurso, traduzindo o espírito do encontro: “O que vejo aqui, hoje, nada mais é do que a integração, modelo que utilizamos em Minas. Integração entre conselhos, entre secretários, entre corporações, entre estados da federação. É um momento histórico”, pontuou o Secretário.

Fonte:

Últimas Notícias