Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Anastasia discute alternativas durante obras no Mineirão

Dirigentes de times da capital e entidades esportivas mineiras se reuniram com o vice-governador para discutirem alternativas para a realização dos jogos durante a modernização do Mineirão.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Anastasia discute alternativas durante obras no Mineirão
Foto: José Carlos Paiva/Secom MG

Dirigentes de times da capital e entidades esportivas mineiras se reuniram pela primeira vez com o vice-governador Antonio Augusto Anastasia, nesta quarta-feira (5), para discutirem alternativas para a realização dos jogos durante a modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto - Mineirão, no ano que vem.

De acordo com Anastasia, que preside o Núcleo Gestor das Copas, os clubes e o Estado veem como prioridade a reforma do Estádio Independência, em Belo Horizonte, cuja administração é do América Futebol Clube. “Estamos muito firmes junto à Caixa Econômica Federal para concluirmos de maneira efetiva as liberações burocráticas necessárias para a reforma do Estádio Independência”, disse o vice-governador, ao ressaltar que há uma prioridade explícita dos clubes, como também do Estado, para que o estádio fique pronto o mais rápido possível.

“Os clubes foram compreensivos, perceberam que é um transtorno provisório, porque o Estádio do Mineirão ficará depois em excelentes condições, e voltaram a reiterar, juntamente com a Federação, que de fato o Independência é a alternativa mais adequada, com o que o Governo concorda. Vamos trabalhar em conjunto nesse sentido”, complementou.

O vice-governador reiterou a definição de que ao mesmo tempo em que serão realizadas obras no Independência, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, continuará como opção caso as obras do Independência não sejam concluídas até a previsão de fechamento do Mineirão. O campo de Sete Lagoas será ainda a alternativa para o Campeonato Mineiro, que ocorre no início do ano, já que o Independência, sob o ponto de vista do cronograma, não estará pronto a tempo. Entretanto, Anastasia ressaltou o empenho para que o Independência esteja definitivamente pronto em meados de 2010, para o Campeonato Brasileiro e competições internacionais.

Embora o tema central da reunião tenha sido a discussão sobre um do estádio alternativo, houve ainda uma conversa, ainda em estágio inicial, sobre a gestão do Mineirão após 2014. “Nós vamos discutir. Nós estamos designando um grupo formado pelos três clubes pela FMF e Estado para discutirmos com muita serenidade o que será feito do Complexo, porque temos o Mineirão, o Mineirinho e é fundamental que os clubes estejam associados às decisões tomadas pelo Governo, porque são os clubes que dão vida, é claro, para o futebol”, considerou Anastasia.

Em relação aos transportes, o vice-governador comentou que será estudado, inclusive com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), pois “no caso de Sete Lagoas, se refere a uma estrada federal, fora do circuito da capital, então temos que ver questões de transporte intermunicipal, entre a Região Metropolitana e Sete Lagoas. Todo esse grupo está analisando essas perspectivas, mas nós estamos com muitas cautela e responsabilidade. Eu acredito que, ao correr deste ano e do início no ano que vem, o Campeonato Mineiro começa em fevereiro, me parece, nós teremos toda a estrutura montada”.

Participaram da reunião com o vice-governador Antonio Augusto Anastasia o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Rogério Romero; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas e diretor-geral do Departamento de Obras Públicas (Deop), João Antônio Fleury; o diretor-geral da Ademg, José Eustáquio Natal; o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schetino; o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Zezé Perrella; o presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil; o presidente do América Futebol Clube, Afonso Celso Raso, e o integrante do Conselho Administrativo do América Futebol Clube, Marcus Salum.

Núcleo de Gestão das Copas

O Núcleo de Gestão das Copas foi instalado em junho deste ano. Presidido pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia, o grupo reúne os secretários de Esportes e Juventude, Gustavo Correa; Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; Turismo, Érica Drumond; Transportes e Obras Públicas, Fuad Norman; além do presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Paulo Paiva, e do coordenador Executivo do Programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto.

O modelo de trabalho do Núcleo de Gestão das Copas segue a fórmula comprovadamente eficaz do Programa Estado para Resultados, que consiste no estabelecimento de metas com definição de responsabilidades e prazos para seu cumprimento.

Criado pelo Decreto 45.112, publicado no dia 03.06.09 no Diário Oficial do Estado, o Núcleo de Gestão das Copas tem natureza consultiva e deliberativa, com atribuições relacionadas ao monitoramento, ao aprimoramento e à efetivação das ações empreendidas no âmbito do Projeto Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo 2014.

Fonte:

Últimas Notícias