Minas e Espírito Santo discutem ações conjuntas em Mantena

Anastasia e Ricardo Resende Ferraço reúnem-se em Mantena para discutir ações conjuntas pelo desenvolvimento dos municípios localizados na região de divisa dos dois estados.

Minas e Espírito Santo discutem ações conjuntas em Mantena
Foto: Osvaldo Afonso/Secom MG

Pela primeira vez, os vices-governadores de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, e do Espírito Santo, Ricardo Resende Ferraço, estiveram reunidos em Mantena, Leste de Minas, para discutir ações conjuntas pelo desenvolvimento dos municípios localizados na região de divisa dos dois estados. Durante o encontro histórico, ocorrido na manhã desta segunda-feira (3), Anastasia e Ferraço deram início ao entendimento que deverá resultar na construção do Aeroporto de Mantena, obra conjunta que beneficiará toda a região, fomentando a atração de empresas, facilitando o deslocamento e oferecendo maior conforto aos moradores.

“Queremos nos associar aos esforços de Minas Gerais, que desenvolve com muito êxito programas como o Proaero”, disse o vice-governador capixaba. Anastasia conclamou parlamentares, membros dos Executivos e demais poderes, lideranças da sociedade civil organizada e cidadãos mineiros e capixabas para “trabalharmos juntos pelo progresso desta região”.

Logo que chegaram a Mantena, os vices-governadores participaram da inauguração da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Santo Antônio. Essas unidades servem como base para as ações das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), possuindo estrutura de consultórios clínico, ginecológico e odontológico, incluindo escovódromo; salas para observação de casos que requerem cuidados, mas não necessitam internação hospitalar; salas para grupos de apoio aos hipertensos e diabéticos; salas de imunização, de esterilização, almoxarifado e outras dependências.

Também foi inaugurado o Bloco Cirúrgico do Hospital Evangélico. De acordo com Anastasia, a descentralização das ações de saúde em Minas Gerais visa a fortalecer a rede de atendimento da população o mais perto possível de seu município de origem. Conforme explicou, somente de unidades para as equipes do PSF, o Governo de Minas contabiliza 1.900 construções. Assim, o cidadão tem a assistência de suas necessidades básicas em todos os municípios, sendo atendido em situações que precisa de hospital em cidades polo microrregionais ou nas polo macrorregionais mais próximas, dependendo do procedimento. Nestes casos, para o transporte seguro e confortável do paciente, estão sendo entregues ambulâncias aos municípios mineiros.

O prefeito de Mantena, Maurício Toledo, agradeceu a visita dos dois vices-governadores, que também inauguraram a Praça Municipal do Bairro Santo Antônio, uma obra realizada pela prefeitura.