Exposição retrata novo complexo de cultura da capital

Aécio Neves abrirá, nesta segunda-feira (3), às 15h, a exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural - Arte e Conhecimento.

Exposição Praça Liberdade
Foto: Divulgação

A exemplo de muitas cidades importantes do mundo, Belo Horizonte ganha novos espaços culturais originados da reutilização de prédios históricos, especialmente adaptados às novas funções, criando um dos maiores conjuntos integrados de cultura do país: o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Para mostrar ao público como serão esses espaços o governador Aécio Neves abrirá, nesta segunda-feira (3), às 15h, a exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento. A mostra - instalada no centro da Alameda Travessia, na Praça da Liberdade - estará aberta para visitação até o dia 09/09, diariamente, das 9h às 17h, com entrada franca.

Nos próximos 30 dias, quem passar pela Praça da Liberdade poderá acompanhar de perto todos os detalhes do projeto do Circuito Cultural Praça da Liberdade implantado pelo Governo de Minas em parceria com a iniciativa privada. Em um pavilhão de 70 metros de comprimento, os mineiros conhecerão o novo complexo cultural que dará nova vida ao imponente conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade. O circuito cultural reunirá arte, ciência, cultura popular e entretenimento em museus, centros de memória, salas de exposição e de espetáculos, espaços para oficinas e cursos, além de cafeterias, restaurantes e lojas.

Logo na entrada da exposição, fotos, vídeos e textos contam a história da Praça da Liberdade, palco de grandes momentos políticos e culturais de Minas e um dos lugares-símbolo mais queridos de Belo Horizonte. Na mesma sala, o visitante faz uma viagem ao mundo para conhecer exemplos de intervenções em prédios tombados que foram requalificados e cujos novos conteúdos convivem de forma harmoniosa com a arquitetura histórica, como o Museu do Louvre, Museu Reina Sofia, a Tate Modern ou a Pinacoteca de São Paulo.

Em seguida, os visitantes entram no universo do Circuito Cultural conhecendo o conteúdo de cada um dos espaços culturais em imagens projetadas na parede. Eles terão idéia de como será o planetário e o observatório astronômico a serem instalados no Espaço do Conhecimento, as salas Chão de Estrelas e Língua Afiada, do Museu das Minas e do Metal, ou as instalações do Centro de Arte Popular.

Fazem parte do complexo cultural, o Espaço do Conhecimento, patrocinado pela TIM e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Museu das Minas e do Metal, pela EBX Investimentos, o Memorial de Minas Gerais, pela Vale, o Centro de Arte Popular, pela Cemig, e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda integram o circuito o Palácio da Liberdade, o Arquivo Público Mineiro, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

Logo à frente, será apresentado em monitores todo o processo de restauração dos edifícios, muitas dessas obras ainda em andamento. O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de reconfiguração dos espaços, a partir de projetos que respeitam o tombamento arquitetônico e a legislação rigorosa dos órgãos do patrimônio histórico. Encerrando a exposição, personalidades de todo o país comentam a transformação da Praça da Liberdade no maior complexo cultural do país. Entre eles, Fernanda Takai, Ziraldo, Paulo José, Alcione Araújo, Tiago Lacerda e Ronaldo Fraga.

Veja mais detalhes sobre os novos espaços culturais e depoimentos de personalidades sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade.