Anastasia anuncia obras no Estádio do Jacaré em Sete Lagoas

Na próxima semana será aberta a licitação para as obras de reforma do Estádio do Democrata Futebol Clube, com investimento de R$ 10 milhões, exclusivamente do Tesouro do Estado.

Anastasia anuncia obras no Estádio do Jacaré em Sete Lagoas
Foto: Renato Cobucci/Secom-MG

Na próxima semana será aberta a licitação para as obras de reforma do Estádio do Democrata Futebol Clube, o Jacaré, de Sete Lagoas, com investimento de R$ 10 milhões, exclusivamente do Tesouro do Estado. O anúncio foi feito pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia, na tarde desta terça-feira (28), após presidir nova reunião do Núcleo Gestor das Copas, na sede da Vice-Governadoria de Minas, quando também garantiu que todos os prazos e exigências definidos pela Fifa serão cumpridos para fazer de Belo Horizonte a melhor sede da Copa 2014. A reunião contou com a participação do prefeito Márcio Lacerda que indicou os técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte que acompanharão as atividades do núcleo estadual.

Anastasia reafirmou que o campo do Jacaré servirá de alternativa para a realização de jogos, enquanto o Mineirão estiver fechado para ser adequado às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014. Quanto ao Independência, o vice-governador também explicou que será mais uma alternativa à realização dos jogos – “é decisão irreversível fazermos ambas as obras” –, mas, lembrou que ainda depende de liberação pela Caixa Econômica Federal.

A readequação do projeto de reforma do Mineirão ainda está em andamento e será detalhado através do projeto executivo. Anastasia ressaltou que ainda não é possível falar em recursos a serem aplicados, pois é preciso elaborar o projeto. Insistiu, no entanto, que a reforma do Mineirão “é prioridade absoluta” para o Governo de Minas. O Estádio deverá ser fechado no início do ano que vem e ficar em obras durante 24 meses.

Instalado em junho deste ano, o Núcleo de Gestão das Copas reúne os dirigentes das Secretarias de Estado de Esportes e Juventude, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Transportes e Obras Públicas, além do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Programa Estado para Resultados. Por determinação do governador Aécio Neves, o Núcleo é presidido pelo vice-governador.

De acordo com Anastasia, para o planejamento e execução das ações que são de responsabilidade do Governo de Minas para a realização das Copas, o Núcleo Gestor atua em quatro frentes de trabalho, em articulação com a União e o Município. Essas frentes são a reforma do Mineirão; a busca de alternativa para realização de jogos enquanto durarem as obras no Mineirão; a infra-estrutura turística; e a mobilidade, que já conta com recursos expressivos do Governo do Estado – R$ 180 milhões – para a duplicação da avenida Antônio Carlos.

PBH

Durante a reunião, a equipe do prefeito da capital, Márcio Lacerda, apresentou o resultado de visitas que realizou na África do Sul. Os técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte conversaram com autoridades municipais e estaduais sobre a organização dos jogos da Copa das Confederações 2009 e Copa do Mundo 2010, realizadas naquele país.

“Belo Horizonte foi a única cidade que enviou uma equipe técnica para acompanhar a Copa das Confederações na África do Sul”, revelou o prefeito. Conforme ressaltou, a equipe listou pelo menos 20 pontos que deverão ser cuidados e preparados até a Copa 2014, como voluntariado, qualificação de pessoal e outros.