Famílias aproveitam férias para visitarem o Palácio

Muitas famílias aproveitaram as férias escolares e domingo de sol para conhecer a beleza arquitetônica e o rico acervo de obras de arte do Palácio da Liberdade.

Famílias aproveitam férias para visitarem o Palácio
Foto: José Carlos Paiva/ Secom

Férias escolares e domingo de sol. Muitas famílias aproveitaram esses ingredientes para conhecer a beleza arquitetônica e o rico acervo de obras de arte do Palácio da Liberdade. Ao todo 611 pessoas participaram da visitação neste domingo (26). Este é caso de Rosane Eduarda Donelas, que trouxe os filhos e sobrinhos. "Sempre tive vontade de conhecer o Palácio, aproveitei que as crianças estavam de férias e vim passear com elas. Na verdade estou unindo o útil ao agradável porque elas vazem um passeio e aproveitam para conhecer um pouco da história de Minas", revela Rosane.

Para o casal Mauricio Flávio e Poliana Souza, que trouxe os filhos e uma sobrinha, o que mais chamou a atenção foi a Troca da Guarda. "Nosso caçula ficou admirado com a movimentação dos soldados com as armas", relata Mauricio. A cerimônia a qual ele se refere é a apresentação do regimento que cuida da segurança do Complexo de Palácios (Liberdade e Despachos). A Troca da Guarda do Palácio segue o modelo da guarda britânica em Buckingham.

Em seguida, partindo do Hall Nobre que dá acesso a uma escadaria de ferro e mármore carrara, em estilo art-nouveau fabricada na Bélgica, os visitantes puderam conhecer toda a imponência dos 30 principais cômodos do Palácio. Entre eles os salões Nobre, Dourado, das Comendas, do Banquete, do Couro, da Rainha e a Sala de Retratos.

O Palácio foi reaberto à visitação pública em maio de 2008, após quatro anos fechado para o mais completo processo de restauração desde a sua construção. Sob coordenação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), todo o requinte do edifício foi resgatado; incluindo mobiliário, elementos artísticos e estruturas originais que estavam encobertas por paredes ou várias camadas de tinta. As surpresas e descobertas do trabalho de restauração são, inclusive, um dos mais curiosos momentos do passeio.

O aposentado Paulo Sarmento, 82 anos, já tinha participado da visitação anteriormente, mas voltou para ver as mudanças. "Vim pela primeira vez há muitos anos atrás, mas soube da restauração terminada ano passado e quis voltar para ver o que tinha de novo", revela.

A abertura do Palácio à visitação pública integra o conjunto de projetos estruturadores do Governo de Minas para a proteção do patrimônio priorizando o acesso da população aos bens culturais protegidos. As visitas acontecem sempre no último domingo de casa mês.