Vice-governador entrega moradias em São José do Alegre

Anastasia entrega em São José do Alegre, no Sul de Minas, 30 casas populares integrantes do Conjunto Habitacional Estiva.

Vice-governador entrega moradias em São José do Alegre
Foto: Marco Evangelista/Secom MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia entregou, nesta quinta-feira (23), em São José do Alegre, no Sul de Minas, 30 casas populares integrantes do Conjunto Habitacional Estiva, construído por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), que administra o programa habitacional Lares Geraes - Habitação Popular. A cerimônia contou com as presenças do presidente da Cohab/MG, Sebastião Navarro, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, dos deputados federal Bilac Pinto (PR-MG) e estadual Dalmo Ribeiro (PSDB) e do prefeito Marcelo Carvalho.

“Essas 30 famílias têm o sonho da casa própria realizado agora. O governador Aécio Neves, desde o início de seu Governo, preocupou-se com todos os municípios, mas principalmente com os menores, como São José do Alegre. Fizemos estradas, habitações, segurança, educação, saúde para permitir que as pessoas fiquem próximas às suas raízes”, disse Anastasia.

As novas moradias irão beneficiar famílias com renda de até três salários mínimos, entre as quais 13 são chefiadas por mulheres. Comprovada a condição de arrimo de família, elas recebem pontuação maior no processo de seleção de mutuários adotado pela Cohab/MG.

Para a realização das obras do Conjunto Habitacional Estiva, foram investidos R$ 907.109,51, aí incluída a contrapartida do município de R$ 120.000,00, referentes à aquisição do terreno e à execução de obras de infra-estrutura, como rede de esgoto, fornecimento de água e de energia elétrica.

Com o Conjunto Habitacional Estiva, o Governo de Minas completará 18.337 casas entregues por meio do programa Lares Geraes - Habitação Popular que, desde 2005, contribui para a redução do déficit habitacional do Estado, ao facilitar a aquisição de moradias próprias pela população de baixa renda. Outras 3.008 casas estão em construção e 1.528 estão prontas para serem entregues aos seus proprietários, nas diversas regiões do Estado, assim que as prefeituras terminaram as obras de infra-estrutura urbana.

“Estamos trabalhando de modo que todos os municípios recebam investimentos como este inaugurado hoje. Trabalhamos junto com as prefeituras e o poder Legislativo, em parcerias fundamentais para o desenvolvimento do Estado, para podermos dizer que nossa terra está feliz e nosso povo alegre”, completou o vice-governador.

Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (Parctec)

Após a inauguração do Conjunto Habitacional em São José do Alegre, Anastasia visitou a primeira fase do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (Parctec), na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e a área onde será implantada a segunda fase do projeto, ao lado do vice-reitor da Universidade, Paulo Shiguene. O Parctec está inserido no projeto estruturador Rede de Inovação Tecnológica (RIT) e é uma parceria do Governo de Minas, Unifei e Prefeitura de Itajubá, focado nos segmentos de energia e engenharia. “O Parque Tecnológico é fundamental porque, no século do conhecimento, que é nosso século XXI, temos de investir muito em parcerias como esta”, afirmou o vice-governador.

A fase 1 do Parque contempla a construção do prédio condomínio de empresas e administração, cujas obras foram iniciadas ano passado, e ainda três Centros de Estudos de Investigação e Inovação (CEII). Já foram finalizadas as edificações dos centros de Eficiência Energética e o de Biomateriais, ambos em funcionamento.

Os recursos empregados no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá totalizam R$ 8.411.733,00, sendo que o Governo do Estado investiu R$ 4.412.000,00. Os demais recursos vêm da Finep/MCT e de emendas da Câmara dos Deputados, liberadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A visita do vice-governador ainda se estendeu à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT). O projeto é uma estrutura de apoio à geração e consolidação de empresas de excelência na área tecnológica. Oferece suporte técnico, operacional e administrativo às novas empresas e potenciais empreendedores para que os produtos e processos emergentes da pesquisa tecnológica possam alcançar o mercado de forma inovadora, eficiente e eficaz.

O Centro Gerador de Empresas de Itajubá apóia os empreendedores da cidade no desenvolvimento de projetos inovadores. Durante o período de incubação esses empreendedores recebem assessorias e orientação empresarial para transformar suas idéias em negócios.

Anastasia conheceu algumas empresas da INCIT e os empreendedores responsáveis. Um dos projetos apresentados é a motocicleta E-MAX, da empresa E-MX, com tecnologia ecologicamente correta, pois é elétrica, e computador de bordo. O objetivo da nova empresa é revolucionar a tecnologia da mobilidade.