Palácio da Liberdade recebe visitantes neste domingo

Visita guiada ao Palácio da Liberdade ocorrerá neste domingo (26) às 8h30, quando o público poderá conhecer um pouco mais da história política de Minas Gerais e acompanhar a apresentação da Banda da Polícia Militar, na Praça da Liberdade.

Palácio da Liberdade
Foto: Renato Cobucci/Secom MG

Se você quer conhecer a história política de Minas Gerais não deve perder a visita guiada ao Palácio da Liberdade, neste domingo (26). A visita começa às 8h30, quando o público pode acompanhar a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), na Praça da Liberdade.

A partir das 9h, tem início a apresentação do regimento que cuida da segurança do Complexo de Palácios (Liberdade e Despachos) na já tradicional solenidade da Troca de Guarda (seguindo o modelo da guarda britânica no Palácio de Buckingham) e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.

Em seguida, o tour é aberto ao público que, em grupos de 15 visitantes, percorre os 30 principais cômodos do Palácio. A visitação segue até as 13h, obedecendo ao roteiro feito por técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).

A abertura do Palácio da Liberdade é sempre no último domingo de cada mês. No primeiro semestre deste ano, a sede do Governo de Minas recebeu, em média, 720 pessoas por dia de visita. No ano passado, seis mil visitantes puderam apreciar a beleza e a arquitetura do Palácio.

Requinte

Além de conhecer um pouco mais sobre a história republicana de Minas e do Brasil, o público pode admirar toda a beleza arquitetônica e o requinte do edifício, inaugurado em 1897. Projetado, pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães, em estilo eclético, predominando elementos neoclássicos com forte influência da arquitetura francesa, o Palácio foi erguido pela Comissão Construtora da Nova Capital.

O requinte da edificação exigiu mão-de-obra especializada e importação de parte dos materiais. As armações de ferro da escadaria e as estruturas metálicas da cobertura vieram da Bélgica, as telhas, de Marselha, e o pinho-de-riga, madeira utilizada no piso, da Letônia. Para a pintura e decoração do Palácio, foi contratado o artista Frederico Antônio Steckel, que veio do Rio de Janeiro trazendo uma equipe de decoradores nacionais e estrangeiros.

O resultado de seu trabalho pode ser admirado nos tetos, paredes, cimalhas e nos ornamentos com aplicação de enfeites em papier-maché pintados. As peças do mobiliário, tapeçarias, cristais, porcelanas e talheres também foram trazidos da Europa, principalmente da França.

O Palácio foi reaberto à visitação pública em maio de 2008, após quatro anos fechado, período em que passou pelo mais completo processo de restauração desde a sua construção. Todo o requinte do edifício foi resgatado; incluindo mobiliário, elementos artísticos e estruturas originais que estavam encobertas por paredes ou várias camadas de tinta.

Normas

Para aproveitar melhor o passeio e por medidas de segurança, o visitante deverá obedecer algumas normas: apresentar documento de identidade na entrada e, durante a visita guiada, não consumir bebidas ou lanches. Não é permitido o uso de calçados de salto agulha, filmadoras ou máquinas fotográficas no interior do prédio. Somente é permitido fotografar na área externa do Palácio. Há guarda-volumes na entrada. Mais informações: (31) 3299-4068 ou cerimonial@governo.mg.gov.br.

Evento: Visitação pública ao Palácio da Liberdade
Local: Palácio da Liberdade, Belo Horizonte