Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Palácio da Liberdade recebe visitantes neste domingo

Visita guiada ao Palácio da Liberdade ocorrerá neste domingo (26) às 8h30, quando o público poderá conhecer um pouco mais da história política de Minas Gerais e acompanhar a apresentação da Banda da Polícia Militar, na Praça da Liberdade.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Palácio da Liberdade
Foto: Renato Cobucci/Secom MG

Se você quer conhecer a história política de Minas Gerais não deve perder a visita guiada ao Palácio da Liberdade, neste domingo (26). A visita começa às 8h30, quando o público pode acompanhar a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), na Praça da Liberdade.

A partir das 9h, tem início a apresentação do regimento que cuida da segurança do Complexo de Palácios (Liberdade e Despachos) na já tradicional solenidade da Troca de Guarda (seguindo o modelo da guarda britânica no Palácio de Buckingham) e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.

Em seguida, o tour é aberto ao público que, em grupos de 15 visitantes, percorre os 30 principais cômodos do Palácio. A visitação segue até as 13h, obedecendo ao roteiro feito por técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).

A abertura do Palácio da Liberdade é sempre no último domingo de cada mês. No primeiro semestre deste ano, a sede do Governo de Minas recebeu, em média, 720 pessoas por dia de visita. No ano passado, seis mil visitantes puderam apreciar a beleza e a arquitetura do Palácio.

Requinte

Além de conhecer um pouco mais sobre a história republicana de Minas e do Brasil, o público pode admirar toda a beleza arquitetônica e o requinte do edifício, inaugurado em 1897. Projetado, pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães, em estilo eclético, predominando elementos neoclássicos com forte influência da arquitetura francesa, o Palácio foi erguido pela Comissão Construtora da Nova Capital.

O requinte da edificação exigiu mão-de-obra especializada e importação de parte dos materiais. As armações de ferro da escadaria e as estruturas metálicas da cobertura vieram da Bélgica, as telhas, de Marselha, e o pinho-de-riga, madeira utilizada no piso, da Letônia. Para a pintura e decoração do Palácio, foi contratado o artista Frederico Antônio Steckel, que veio do Rio de Janeiro trazendo uma equipe de decoradores nacionais e estrangeiros.

O resultado de seu trabalho pode ser admirado nos tetos, paredes, cimalhas e nos ornamentos com aplicação de enfeites em papier-maché pintados. As peças do mobiliário, tapeçarias, cristais, porcelanas e talheres também foram trazidos da Europa, principalmente da França.

O Palácio foi reaberto à visitação pública em maio de 2008, após quatro anos fechado, período em que passou pelo mais completo processo de restauração desde a sua construção. Todo o requinte do edifício foi resgatado; incluindo mobiliário, elementos artísticos e estruturas originais que estavam encobertas por paredes ou várias camadas de tinta.

Normas

Para aproveitar melhor o passeio e por medidas de segurança, o visitante deverá obedecer algumas normas: apresentar documento de identidade na entrada e, durante a visita guiada, não consumir bebidas ou lanches. Não é permitido o uso de calçados de salto agulha, filmadoras ou máquinas fotográficas no interior do prédio. Somente é permitido fotografar na área externa do Palácio. Há guarda-volumes na entrada. Mais informações: (31) 3299-4068 ou cerimonial@governo.mg.gov.br.

Evento: Visitação pública ao Palácio da Liberdade
Local: Palácio da Liberdade, Belo Horizonte
Horário: das 8h30 às 13h
Data: 26/07/2009

 

Fonte:

Últimas Notícias