Ações do Governo levam melhorias a São João do Paraíso

O vice-governador inaugura obra do Proacesso, autoriza construção de casas, além de entregar ambulância e títulos agrários.

Ações do Governo levam melhorias a São João do Paraíso
Foto: Lúcia Sebe/Imprensa Secom

Reduzir as diferenças regionais, incrementar o desenvolvimento econômico, promover a segurança e a qualidade de vida da população são objetivos que vêm sendo atingidos com a conclusão das obras do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso). Em São João do Paraíso, no Norte de Minas, neste fim de semana, além de autorizar a construção de 50 casas populares e entregar títulos agrários e uma ambulância, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugurou, oficialmente, as obras de melhoria e pavimentação asfáltica LMG-602, no trecho entre o município e o entroncamento de Indaiabira. A rodovia recebeu nome de Vereador José de Sousa Sobrinho, em homenagem a um dos mais destacados parlamentares sãojoanenses.

Anastasia ressaltou que, em conversas com o prefeito de São João do Paraíso, José de Sousa Nelci, e demais lideranças políticas e comunitárias do município e região, ficou sabendo que antes das obras, o percurso era feito em mais de quatro horas, em meio à poeira ou lama. Com o ProAcesso, o tempo de viagem caiu para uma hora e meia, permitindo o escoamento da produção e a atração de empreendimentos, gerando empregos de qualidade e renda para a população. A rodovia tem 35 quilômetros e recebeu investimentos de R$ 10 milhões do Governo de Minas.

Com investimento total previsto de R$ 3,4 bilhões e executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) , o Proacesso tem o objetivo de ligar por asfalto, a uma rede viária principal, os 225 municípios que, em 2003, ainda não possuíam esse tipo de benefício, num total de 5.463,59 quilômetros de rodovias pavimentadas, elevando, assim, a qualidade de vida de mais de 1,5 milhão de pessoas.

O Estado já aplicou cerca R$ 1,61 bilhão no projeto, já tendo 112 obras concluídas; 82 em andamento, 17 em licitação, seis contratadas e duas estão com o processo de licitação homologado. O restante, seis acessos, estão sob a jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e dependem de recursos federais para sua execução. A previsão é de que até o final de 2009 todas as obras estejam em andamento.

Casas populares, títulos agrários e ambulância

Com investimento de R$ 1,29 milhão, Antonio Anastasia assinou a ordem de serviço para a construção de 50 casas pela Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), dentro do programa Lares Geraes, realizado em parceria com as prefeituras municipais. As casas do tipo padrão possuem área de 36,27 metros quadrados cada uma e formarão o Conjunto habitacional João Xavier. “É o sonho da casa própria sendo realizado”, enfatizou.

Ainda em São João do Paraíso, o vice-governador entregou, simbolicamente, os títulos de propriedade de terra para 10 produtores rurais. Ao todo, somente no fim de semana, 450 títulos agrários foram entregues para pequenos produtores rurais no município. Conforme explicou Anastasia, com o título em mãos, os produtores têm acesso a financiamentos, a qualificação e a assistência técnica. De acordo em ele, o Programa Estadual de Titulação de Terras é o reconhecimento do Estado ao direito de propriedade devido aos produtores que vivem e trabalham nessa terra. O Governo de Minas entregou 10.873 títulos agrários, desde 2007, beneficiando diretamente 40 mil pessoas.

A Prefeitura de São João do Paraíso também recebeu uma ambulância, entregue pelo vice-governador. A entrega de ambulâncias aos municípios mineiros faz parte do processo de descentralização das ações de saúde promovido pelo Governo de Minas, que está em sua quarta fase, com a reorganização da rede hospitalar e incremento à assistência básica. Os investimentos aplicados por meio programa de melhoria dos serviços prestados por hospitais, nas cidades pólo, permitem o atendimento aos pacientes nas unidades mais próximas de seu município de origem, em casos de necessidade de determinados tipos de procedimentos.

Investimentos

O prefeito de São João do Paraíso, José de Sousa Nelci, disse que, com os investimentos realizados pelo Governo de Minas nos últimos anos, “nosso município está evoluindo como os outros, junto com nosso Estado”. Para ele, “esse é o resultado de uma administração séria e compromissada”. O vice-governador reafirmou que o conjunto de obras e ações “não é um presente do Governo, mas uma obrigação, um dever”.

Anastasia lembrou, contudo, que os investimentos realizados pelo Governo de Minas e os que ainda serão realizados, “sempre em parceria com as prefeituras municipais”, são fruto de “um grande trabalho; um grande esforço do nosso governo, que é sério, empreendedor e criativo; um governo de planejamento que segue a liderança e determinação do governador Aécio Neves”.

Em São João do Paraíso foram ou estão sendo aplicados, pelo Governo de Minas, recursos financeiros superiores a R$ 50 milhões nas áreas da saúde, educação, defesa social, habitação, obras rodoviárias, energia elétrica, combate a pobreza, saneamento básico, abastecimento de água tratada e construção de barragem, entre outras ações.