Anastasia inaugura trecho do Proacesso no Norte de Minas

O vice-governador inaugura em Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, trecho de asfalto de 45 quilômetros que liga a cidade a Taiobeiras

Anastasia inaugura trecho do Proacesso no Norte de Minas
Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugurou, na tarde desta sexta-feira (17), em Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, trecho de asfalto de 45 quilômetros que liga a cidade a Taiobeiras. As obras fazem parte do programa Proacesso, do Governo de Minas, que está ligando, por asfalto, 225 municípios mineiros.

Foram investidos, pelo Tesouro Estadual, R$ 14 milhões na obra. O vice-governador afirmou que esses investimentos são resultado de uma boa gestão, de um governo feito com planejamento. “O asfalto não significa somente segurança e rapidez. É a possibilidade de novas empresas chegarem à cidade, de geração de novos empregos, renda e qualidade de vida”, enfatizou.

O vice-governador lembrou que as obras de infra-estrutura realizadas pelo Governo de Minas alcançam os 853 municípios mineiros. “Quando falo em infra-estrutura não me refiro apenas a obras rodoviárias, mas também à infra-estrutura social, com investimentos em saúde, educação, defesa social, cultura, turismo e muitas outras”, destacou. Somente em Rio Pardo de Minas, foram aplicados R$ 30 milhões.

Além do Proacesso, o Governo de Minas investiu no município em ações de educação como transporte escolar, construção, ampliação e reformas de escolas; em saúde com a aquisição de equipamentos e incentivos às equipes do Programa Saúde da Família; em defesa social, com a compra de viaturas, armamentos e instrumentos policiais; em tecnologia, com a implantação de cinco telecentros; em saneamento, com obras de ampliação e melhoria dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre outras.

Rio Pardo está comemorando 137 anos de emancipação é uma das cidades mais antigas do Estado. O prefeito Antonio Pinheiro da Cruz comemorou a chegada do asfalto à estrada e ressaltou a seriedade e transparência com que a obra foi realizada. “Sou motorista e, quando dirigia ônibus, enfrentava todos os dias mais de 20 mata-burros na estrada de terra. Hoje, quando passamos pelo asfalto, ainda é difícil acreditar”.

Cidadão Honorário

Em Rio Pardo de Minas, Antonio Anastasia foi homenageado com a outorga do Título de Cidadão Honorário. “É uma grande honra”, afirmou, agradecendo especialmente ao vereador Juscelino Miranda, autor do projeto aprovado pela Câmara Municipal.

Obras para o desenvolvimento

Executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o Proacesso tem o objetivo de ligar por asfalto, a uma rede viária principal, os 225 municípios que, em 2003, ainda não contavam com esse tipo de benefício, totalizando uma extensão de 5.515 quilômetros de rodovias pavimentadas, elevando a qualidade de vida de mais de 1,5 milhão de pessoas.

Até o momento, em todo o Estado, 112 obras já foram concluídas, 82 estão em andamento, 17 em licitação, seis acabaram de ser contratadas e duas estão com o processo de licitação homologado. O restante, 6 acessos, estão sob a jurisdição do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes e dependem de recursos federais para sua execução.

No Norte de Minas, das 45 obras previstas, 19 estão concluídas e 15 estão em andamento. Oito estão em processo de licitação e duas estão sob a jurisdição do Dnit.