Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Anastasia participa do II Café Parlamentar da Educação

O vice-governador participa do II Café Parlamentar da Educação, promovido pela Associação Comercial de Minas , em parceria com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado e a Câmara Americana do Comércio.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Anastasia participa do II Café Parlamentar da Educação
Foto: Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou, nesta quarta-feira (15), do II Café Parlamentar da Educação, promovido pela Associação Comercial de Minas (ACMinas), em parceria com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) e a Câmara Americana do Comércio (Amcham). O encontro foi realizado durante o XX Fórum de Diretores do Projeto Serra Verde, em Belo Horizonte, com a presença de lideranças de governo, do meio empresarial e do Terceiro Setor. 

Durante o encontro, foram feitas as prestações de contas do Projeto Serra Verde, projeto-piloto do Movimento Conspiração Mineira pela Educação, que beneficia milhares de alunos de escolas públicas do entorno da Cidade Administrativa do Governo de Minas. Além disso, o encontro propiciou a discussão e a integração do setor educacional e também a contribuição com o movimento nacional Todos Pela Educação.

Em seu pronunciamento, Anastasia observou que a educação, assim como a saúde, são exemplos de políticas públicas de demanda infinita, nas quais quanto mais se investe, mais surgem necessidades de outras melhorias.

O vice-governador falou da importância do trabalho da Conspiração Mineira pela Educação que considera extremamente positiva. “Ela mobiliza a todos que não teriam, em tese, a responsabilidade primária pelas questões de Educação, para se aliarem justamente aos poderes públicos para fazer realizar as necessárias reformas, mudanças e, mais do que isso, incentivar as unidades escolares, famílias e comunidade escolar a trabalharem em conjunto com os professores, diretores, servidores, alunos e especialistas na educação na identificação das diversas deficiências que existem”.

Ao final do encontro, em entrevista, Anastasia lembrou que Minas tem apresentado bons indicadores e ressaltou que a educação pública estadual sempre teve destaque no Brasil, por mérito dos professores, diretores e de toda a comunidade escolar.

“Nós estamos avançando positivamente, inclusive como fruto, as vitórias dos nossos alunos nas olimpíadas, especialmente de Matemática, que têm acontecido com um número bastante expressivo nos últimos anos. Acreditamos que estamos avançando, mas ainda temos de avançar muito mais e é o que estamos fazendo. Ficamos muito satisfeitos com essas parcerias com o setor privado, porque aí, é claro, nós teremos mais condições ainda de mobilizar as famílias e os empresários para ajudar nessa recuperação e nesse avanço”, disse.

Conspiração Mineira pela Educação

A Conspiração Mineira pela Educação é uma aliança intersetorial que conta com o suporte do setor público - Secretaria de Estado de Educação (SEE), Ministério Público, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) -; do setor empresarial - ACMinas e Amcham - e do Terceiro Setor - Fundamig. A atuação dessa aliança é norteada pela Carta do Caminho, um documento - manifesto que traz conteúdo e coerência ao movimento.

O projeto foi iniciado já beneficiando cerca de 50 escolas públicas, com 40 mil alunos dos municípios de Belo Horizonte, Santa Luzia, Vespasiano, Sabará e Ribeirão das Neves. Decorrido um ano do Projeto Serra Verde, as mudanças nas escolas e os primeiros resultados mostram a tendência de um expressivo progresso nos índices de aprendizagem.

A estratégia para melhorar o desempenho das escolas e promover o fortalecimento dos diretores e gestões, se dá por meio da motivação dos alunos, dos professores, articulação família-escola, fortalecimento da escola como um ambiente saudável e seguro e melhoria dos indicadores de aprendizagem.

A partir de agora, a Conspiração inicia, com a mesma base das iniciativas em Ribeirão das Neves, o Projeto Jequitinhonha, que atingirá Datas, Monjolos, Itamarandiba, Aricanduva, Senador Modestino, Augusto de Lima, Buenópolis, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Sabinópolis, Felício do Santos e São Gonçalo do Rio Preto.

Fonte:

Últimas Notícias