Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Congresso Nacional de Laticínios debate tecnologia e saúde

Começa o 26º Congresso Nacional de Laticínios (CNL) em Juiz de Fora.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Congresso Nacional de Laticínios debate tecnologia e saúde
Foto: Divulgação Epamig

Começou, nesta terça-feira (14), o 26º Congresso Nacional de Laticínios (CNL), promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Até quinta-feira (16), especialistas do Brasil e do exterior discutirão tecnologia, nutrição e saúde em palestras e minicursos. 

Duas exposições são realizadas: a 37ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), que conta com 127 empresas, nove são estrangeiras e 300 estandes. Na 36ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) participam 60 empresas. Outro evento que é acompanhado com grande expectativa é o Concurso Nacional de Laticínios, este ano com 60 empresas participantes.

Concurso

Os trinta juízes que participam do 36º Concurso Nacional de Produtos Lácteos avaliaram os produtos inscritos em cinco categorias: Destaque Especial (qualquer produto lácteo que tenha pelo menos uma característica inovadora), queijos do reino, provolone, gorgonzola e requeijão. Na quinta-feira (16), a partir das 8h, os trabalhos prosseguem com as categorias queijo prato, gouda, doce de leite, parmesão e minas padrão.

Nesta edição, participam 60 indústrias dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, além de Minas Gerais. Os critérios avaliados pelos juízes são aspecto global, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. A premiação dos vencedores de cada categoria será no encerramento do evento.

Na 36ª Expolac, estão expostos 700 produtos dos mais variados, desde leite UHT, queijos de todos os tipos, doces e produtos derivados de leite de cabra, a principal novidade apresentada pelas indústrias este ano. Segundo a coordenadora da Expolac, Juliana Hastenreiter, vários laticínios estão apostando em produtos cada vez mais voltados para as necessidades do consumidor. “As empresas estão apresentando leite de cabra em pó, UHT integral, queijo caprino serrano e esférico, ampliando a oferta para o mercado”, destaca.

Congresso

Higienização em laticínios, qualidade analítica de alimentos, análise competitiva do leite condensado brasileiro são alguns dos temas que integraram a programação científica, no primeiro dia do 26° Congresso Nacional de Laticínios. Congressistas de todos os estados e de todo o elo da cadeia produtiva participaram de palestras científicas e tecnológicas, minicursos e apresentação de pôsteres. Ao todo, serão apresentados, aos 500 participantes inscritos no 26º CNL, 93 pôsteres, 24 palestras, 11 comunicados técnicos e três minicursos.

Segundo o coordenador da Comissão Científica, Adauto Lemos, o grande desafio para esta edição é que os congressistas saiam do evento com uma nova perspectiva de mercado interno de lácteos, com a aplicação no portfólio de produtos, atingindo o consumidor. “Esperamos que a indústria consiga captar, entre tantas informações, uma tecnologia aplicada ao mercado específico”, explica.

Para a programação desta quinta-feira, estão previstas, entre as 8h30 e 17h30, palestras com temas sobre funcionalidade e qualidade de produtos lácteos, novas tecnologias em laticínios, além dos minicursos e apresentação de pôsteres.

Rodada do Sebrae

Ainda nesta quinta-feira (16), às 14h, será realizada uma Rodada de Negócios, inédita no país, exclusiva para o setor de laticínios, organizada pelo Sebrae em parceria com a Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). Segundo Adauto Lemos, a Rodada atrairá o último elo da cadeia do leite que faltava para o Congresso: o comprador varejista e atacadista. “A partir de agora reuniremos consumidor, comprador, indústria, segmento fornecedor e técnicos, no mesmo ambiente, para discutirem o mesmo assunto”, afirma.

Neste ano, a Embrapa Gado de Leite, sediada em Juiz de Fora, realizou junto com o Congresso da Epamig o Fórum das Américas: Leite e Derivados – 7º Congresso Internacional do Leite. Abriram os eventos o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, que representou o governador Aécio Neves, o presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, dentre outras autoridades.

O secretário Gilman Viana destacou a parceria entre as duas empresas para realização desses dois eventos que, segundo ele, fortalecem o trabalho pela agregação de valor ao produto leite. Já o presidente da Epamig destacou o crescimento do evento, que tinha público de 2.500 visitantes em 2002 com 70 empresas e este ano o público esperado, segundo Baldonedo, é de mais de 11 mil pessoas e da Expomaq participam 127 empresas.

Nessa terça-feira (14), o vice-governador Antonio Augusto Anastasia visitou os eventos da Epamig e Embrapa. Durante palestra proferida, “A Inovação na Gestão Pública e seus impactos no setor produtivo”, Anastasia citou a Epamig como exemplo de boa gestão pública: Na década de 80, não foi bem administrada e contraiu enormes dívidas, que foram quitadas nesta gestão e que tem possibilitado investimentos em pesquisa e na infra-estrutura.

O Congresso Nacional de Laticínios é um dos principais eventos de Minas Gerais e é importante não apenas para a cadeia produtiva do leite, mas também para o setor de turismo de negócios. Fato que foi destacado na abertura do evento pelas autoridades. Todos os hotéis de Juiz de Fora estão lotados.

Fonte:

Últimas Notícias