Governo anuncia R$ 53 milhões para obras em Itabira

A segunda maior obra rodoviária anunciada pelo Governo de Minas este ano tem a ordem de serviço autorizada pelo vice-governador.

Governo anuncia R$ 53 milhões para obras em Itabira
Foto: Marco Evangelista/Secom MG

A segunda maior obra rodoviária anunciada pelo Governo de Minas este ano teve a ordem de serviço autorizada, nesta terça-feira (14), pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia. Com investimentos de R$ 53 milhões, serão realizadas restaurações e melhorias em 52,5 quilômetros entre o entroncamento da BR 381 e Itabira (MG 434 e 129) e o Contorno Norte de Itabira (MG 129).

Os acessos entre Itabira e municípios vizinhos, como João Monlevade e Nova Era, interligando as regiões Central, Metalúrgica e o Vale do Rio Doce, realizados nos últimos anos, serão complementados pelas obras rodoviárias que terão início nesta quarta-feira (15). Os recursos beneficiarão os seis mil usuários diários do trecho MG 434 e 129, com 34,35 quilômetros de extensão, que contarão com a restauração da pista e o aumento da capacidade de tráfego.

Anastasia destacou que os esforços do Governo de Minas para alcançar o equilíbrio fiscal é que permitem a realização dessas obras públicas em todo o Estado de Minas Gerais. “Os investimentos em infraestrutura não se tratam apenas de obras físicas, mas em saúde, saneamento, educação, cultura, habitação popular, telefonia e fomento às atividades econômicas”. O vice-governador disse que todas as políticas públicas visam o desenvolvimento do Estado e são realizadas em parceria com as prefeituras municipais.

O prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho, definiu: “Esse é um momento para celebração”. Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Norman, somente a reorganização do Estado poderia ter possibilitado os investimentos. “Em 2003, nossa missão parecia impossível, pois, não havia recursos”, contou. Ele conclamou a comunidade e as lideranças políticas do Médio Piracicaba a fiscalizarem as obras, para garantir a qualidade do empreendimento e o cumprimento dos prazos.

Ao chegar ao município, Anastasia foi recebido pelas crianças da centenária Banda Euterpe de Itabira, que o cumprimentaram ao som do “Oh! Minas Gerais” e o Hino de Itabira. Antes da solenidade, o vice-governador ouviu o samba-canção “Carinhoso”, de Pixiguinha, executado pela Orquestra Jovem de Violões da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença de moradores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias da região do Médio Piracicaba.

As obras

Serão construídas terceiras faixas em sete quilômetros e uma passagem de nível. As pontes sobre o rio Carreteiro; com 30 metros de comprimento e 13,5 de largura, e sobre o ribeirão Machado, com 40 metros de comprimento, receberão reforço e alargamento.

No Contorno Norte de Itabira, com 17,97 quilômetros de extensão na MG 129, serão executados serviços de melhoramento e restauração. Em todos os dois trechos haverá a melhoria do sistema de drenagem, além da implantação de nova sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas).

Integrante do Programa de Aumento da Capacidade e Segurança Viária (Proseg), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), as obras em Itabira representarão o segundo maior investimento em infra-estrutura rodoviária do Estado em 2009. O primeiro é a duplicação da avenida Antônio Carlos em Belo Horizonte.

Os recursos são do Governo do Estado e do BNDES. O contrato, com a SPA Engenharia Indústria e Comércio Ltda., define prazo de 18 meses para execução e vai gerar 120 empregos diretos e mais de 60 indiretos.