Vice-governador inaugura obras na região da Zona da Mata

Anastasia é o mais novo cidadão honorário leopoldinense. Em sessão solene, na Câmara Municipal de Leopoldina, Anastasia é homenageado.

Vice-governador inaugura obras na região da Zona da Mata
Foto: José Carlos Paiva/Secom MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia é o mais novo cidadão honorário leopoldinense. Em sessão solene, nessa sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Leopoldina, na Zona da Mata, Anastasia foi homenageado. A autoria da entrega do Título foi da vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz (PDT), com aprovação unânime na Casa. Na abertura do evento, o Conservatório Estadual de Música Lia Salgado apresentou o Hino Nacional, o Hino de Leopoldina e a música oficial da cidade, chamada “Mineira Gostosa”, de Serginho do Rock.

“Ao receber o Título de Cidadão Honorário de Leopoldina eu tomo a liberdade de compartilhar tão grande honraria com todos os meus companheiros do Governo do Estado”, disse Anastasia, que também ressaltou, durante sua visita à região da Zona da Mata, que Leopoldina é uma das cidades mais importantes da história de Minas Gerais.

Antes de receber o Título, o vice-governador falou aos alunos, professores e convidados sobre Gestão Pública no auditório do Instituto Doctum de Educação e Tecnologia e também visitou a Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina. Atualmente, em pleno período de entressafra, o local recebe cerca de 240 mil litros de leite por dia. Durante a safra, a recepção chega a 380 mil litros. Com a ampliação da cooperativa, a partir de agosto a empresa deve receber mais 220 mil litros de leite diários.

No local, são produzidos mais de 50 produtos a partir do leite, entre Leite UHT tipo longa vida, queijos, iogurte, doce de leite e manteiga. A cooperativa funciona com participação direta de 1500 produtores, responsáveis por metade da produção, e outros terceirizados de toda a Zona da Mata. Trabalham na empresa, em mão-de-obra direta, 250 funcionários.

São João Nepomuceno

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia também inaugurou, nessa sexta-feira (10), a nova ponte que liga o distrito de Roça Grande, de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, à comunidade de Grota Azul. Com o investimento de R$ 115 mil, uma antiga ponte de madeira, que estava interditada em função da sua precariedade, foi substituída por uma estrutura moderna e segura. A construção foi realizada por meio da parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de São João Nepomuceno e é uma antiga reivindicação da população. Durante a solenidade, a fanfarra da Escola Municipal Doutor Augusto Glória se apresentou.

Em seu pronunciamento, Anastasia destacou a importância da parceria entre o Estado e municípios e lembrou que “o governador Aécio Neves realizou ao longo desses mais de seis anos de administração centenas, milhares de convênios com os municípios, realizando obras na área da saúde, da construção, do saneamento, da habitação e isso nós damos continuidade numa ação administrativa muito vigorosa”.

“É com muita satisfação e com muito orgulho que estamos aqui hoje. Este é um momento histórico em nossa cidade e deve ser guardado principalmente pelas muitas crianças que aqui se encontram. Isso significa a preocupação que o Estado tem, não só com as grandes cidades, mas com os pequenos distritos também, como é o caso de Roça Grande”, comemorou a prefeita Edmea Moreira Machado (PL), que também ressaltou o compromisso do Estado com a saúde de qualidade.

Ainda em São João Nepomuceno, Anastasia fez o lançamento do marco inicial das obras do Anexo da Saúde e de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento a moradores dos bairros Dona Isabel, Alto dos Pinheiros e parte do bairro Santa Rita. O convênio entre Estado e Município é de aproximadamente R$ 1 milhão.

Em seguida, o vice-governador e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, inauguraram o novo espaço físico do Centro Cirúrgico Doutora Consuelo de Moraes Sarmento, no Hospital São João (foto). A obra foi realizada com recursos de uma doação, complementada com recursos do Governo de Minas, por meio do Pro-Hosp e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Hoje eu estou muito feliz, porque foi lançada a Pedra Fundamental de um complexo de saúde, de um centro que vai agregar uma série de serviços. Agora aqui no hospital, mais um passo na modernização do Centro Cirúrgico. Anos atrás o hospital quase fechou e foi essa parceria que construiu alternativas, essa parceria entre o Governo de Minas, liderado pelo governador Aécio Neves, que fez a sua parte ao consolidar as finanças públicas de Minas e recuperando a capacidade de investimentos, e por outro lado o esforço da comunidade de São João Nepomuceno priorizando a saúde” disse Marcus Pestana.

O local agora tem mais três modernas salas de cirurgia e toda a estrutura necessária para a realização de procedimentos dentro dos mais rígidos padrões da Vigilância Sanitária.