Anastasia exalta descentralização da saúde no Norte de Minas

Vice-governador entregou 69 ambulâncias a prefeitos de municípios da região.

Anastasia exalta descentralização da saúde no Norte de Minas
Foto: Marco Evangelista

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia explicou, nesta quinta-feira (2), em Montes Claros, que está em construção uma rede pioneira de assistência à saúde na modalidade urgência e emergência no Norte de Minas, com investimento de R$ 60 milhões. Como parte desse projeto, Anastasia entregou 69 ambulâncias a prefeitos de municípios da região. “Os investimentos são feitos com planejamento e confiança”, afirmou.

A entrega de ambulâncias para os municípios mineiros integra o processo de descentralização das ações de Saúde promovido pelo Governo de Minas. Em Montes Claros, o projeto da Rede de Assistência em Urgência e Emergência vai ligar 396 unidades básicas de saúde e mais 35 hospitais de todos os municípios do Norte de Minas. Para isso, um convênio já foi assinado entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), as prefeituras municipais e hospitais da região.

A implementação dessa rede deverá permitir a redução do número de óbitos sensíveis à urgência e emergência, além de promover mudanças no modelo de assistência. Os recursos, da ordem de R$ 60 milhões, serão aplicados na aquisição de equipamentos hospitalares e de informática.

A descentralização das ações de saúde também inclui investimentos em hospitais e na atenção básica. Com esse objetivo, em Montes Claros, desde 2003, os investimentos em saúde somam R$ 61 milhões, sendo a metade para fortalecer e melhorar o atendimento hospitalar no município, permitindo o atendimento a pacientes do Norte de Minas em unidades mais próximas de suas residências, em caso de necessidade desse tipo de procedimento.

Para a locomoção adequada e segura desses pacientes e integrando racionalmente os municípios das microrregiões para realizar o transporte, a Secretaria de Estado de Saúde também implantou o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) que, desde 2004, recebeu investimento de R$ 33 milhões e beneficiou 232 municípios, em suas três primeiras fases. As ambulâncias são equipadas com uma maca, um suporte para oxigênio, um banco para acompanhante e um reversor de corrente que possibilita agregar um equipamento elétrico. Cada veículo tem o valor unitário de R$ 54.695,00.

Expomontes

Ainda nesta quinta-feira (2), o vice-governador participou da abertura da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). Na ocasião, ele ressaltou a importância do agronegócio para o Norte de Minas, lembrando a riqueza da região nesse setor. Sobre a preocupação dos produtores a respeito da legislação ambiental, Anastasia reafirmou a necessidade de uma “definição de papéis entre os governos federal, estaduais e municipais” no Brasil, a exemplo da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), que estabelece atribuições nas três esferas governamentais.

O vice-governador defendeu o respeito às especificidades até mesmo regionais dentro do mesmo estado e avaliou que é preciso um esforço conjunto entre o Governo de Minas, os produtores, os parlamentares estaduais e federais para que legislação ambiental que defina competências e garanta o equilíbrio entre a importância da produção e a proteção do patrimônio ambiental.

Estiveram presentes às solenidades o prefeito de Montes Claros, Tadeu Leite, os deputados estaduais Arlen Santiago (PTB), Ruy Muniz (DEM), Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT) e Carlos Pimenta (PDT); o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Alexandre Vianna, o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Lopes Mota; e o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá; entre outros prefeitos, vereadores e autoridades da região.

Anastasia exalta descentralização da saúde no Norte de MinasVice-governador leva ações do Governo de Minas ao Norte do Estado.

Descentralização da Saúde avança em Minas Descentralização da Saúde avança em Minas