Aécio Neves presta homenagem ao Corpo de Bombeiros

Governador participa das comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros

Aécio Neves presta homenagem ao Corpo de Bombeiros
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (2), das comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros. Durante a solenidade, realizada na Praça Nova Pampulha, em Belo Horizonte, o governador prestou homenagem aos 5.159 profissionais que fazem parte do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais e foi homenageado pelas conquistas da corporação nos últimos seis anos.

“Em Minas, reconhecendo a complexidade, a importância e os riscos da missão que lhe cabe, temos dedicado especial atenção ao Corpo de Bombeiros Militar. A corporação nunca esteve tão bem aparelhada quanto agora. Entre os anos de 2004 e 2008, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1,3 bilhão no reaparelhamento do Corpo de Bombeiros, criando melhores condições de segurança no trabalho e de eficiência no atendimento à população”, afirmou.

Aécio Neves destacou que parte significativa dos avanços obtidos no Corpo de Bombeiros, nos últimos anos, foi alcançada em função da aplicação dos recursos obtidos com a Taxa de Incêndio, cobrada pelo Estado de estabelecimentos comerciais e industriais em 182 cidades mineiras. Desde 2004, foram arrecadados R$ 197 milhões com a taxa, integralmente aplicados na modernização da corporação.

“É importante destacar que aquele meu compromisso público foi cumprido, e todos os recursos obtidos com a cobrança da Taxa de Incêndio são utilizados para adquirir viaturas e equipamentos. E metade desses recursos é sempre investida no próprio município”, afirmou Aécio Neves.

Modernização e melhor atendimento

Com 48 unidades em todo o Estado, o Corpo de Bombeiros realizou, nos últimos seis anos, 700 mil operações de combate a incêndio, salvamento de pessoas e resgate a vítimas. Em 2008, foram 148,8 mil operações, o que representa aumento de 84% em comparação a 2003.

De 2003 a 2008, o Corpo de Bombeiros ganhou 14 novas unidades no interior do Estado e até o final deste ano serão inauguradas outras 12 instalações. O Corpo de Bombeiros foi reequipado com mais 470 viaturas e, hoje, conta com 982 viaturas. Até o final deste ano, receberá mais 78 veículos. O comandante da corporação, Gilvan de Almeida Sá, ressaltou a importância dos investimentos feitos nos últimos anos.

“Estamos nos sentindo cada vez mais estruturados, em condições de atender de forma mais eficaz, com qualidade a todos os usuários do nosso serviço. Nunca tivemos um momento tão importante. O desafio é muito grande, estamos presentes nas grandes cidades e melhoramos o nosso trabalho”, afirmou.

Homenagem

Durante a solenidade de comemoração do Dia Nacional dos Bombeiros, o governador prestou uma homenagem especial ao primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, José Maria Gomes. Aécio Neves foi presenteado com uma tela pintada pela major da corporação, Janice Maria Ferreira.

Para homenagear o trabalho dos bombeiros e de outros profissionais civis e militares que se destacaram foi entregue a Medalha Imperador Dom Pedro II. Entre as 125 agraciados, estavam o cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, os secretários de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, o procurador geral de Justiça, Alceu Torres Marques, o senador Sérgio Guerra (PE), além de deputados, vereadores e prefeitos. Também foi entregue a Medalha Mérito Profissional a 50 militares da ativa e da reserva que obtiveram êxito nas ações do Corpo de Bombeiros.

A Medalha Imperador Dom Pedro II foi instituída em 2003 para marcar o Dia Nacional dos Bombeiros, criado em 1954. Um século antes, em 1956, o imperador D. Pedro II regulamentou, por meio do decreto imperial 1775, o serviço de extinção de incêndio no Brasil.