Vice-governador entrega ambulâncias no Triângulo

O município de Monte Alegre de Minas foi cenário para a entrega de 44 ambulâncias à região do Triângulo Mineiro.

Foto: Marco Evangelista/Secom MG
Foram entregues 44 ambulâncias à região do Triângulo Mineiro, com investimentos de R$ 2,4 milhões.

MONTE ALEGRE DE MINAS – O município de Monte Alegre de Minas foi cenário para a entrega de 44 ambulâncias à região do Triângulo Mineiro, com investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões, nesta sexta-feira (26). Além de receber um dos veículos, o município agora conta também com um importante reforço na área de saúde. Na mesma solenidade, com a participação do vice-governador Antonio Augusto Anastasia, a cidade recebeu uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que servirá de apoio às equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

“Nós estamos realizando investimentos na saúde em todas as regiões de Minas Gerais. Nesse momento aqui no Triângulo Mineiro, em Monte Alegre, não só a inauguração da Unidade Básica de Saúde, que foi totalmente refeita, uma bela obra, acabo de visitá-la inteiramente, como também a entrega das mais de 40 ambulâncias a vários municípios da região. Mas é bom lembrar que isso é um pequeno exemplo do grosso que se faz em saúde pública nesta região”, disse Anastasia.

Durante seu pronunciamento, o vice-governador lembrou que Monte Alegre de Minas surgiu por motivo de saúde. Uma antiga caravana que seguia para Goiás parou na região em função da doença de um de seus membros e ficou lá até que o mesmo melhorou. “Foram os ares, a água, que de fato o curaram e a partir de então Monte Alegre de Minas tornou-se uma cidade colonizada, desenvolvida e progressista e a saúde pública é sem dúvida um dos maiores investimentos do Governo Aécio Neves”, relatou ao lembrar que desde 2003 há um empenho do Governo do Estado para melhorar a questão da saúde.

O prefeito de Monte Alegre de Minas, Ultimo Bitencourt de Freitas, ressaltou a alegria em receber a nova UBS no município. “O primeiro passo está dado, que é o investimento na atenção básica. Isso nos permite evitar as doenças maiores, como a dos diabéticos, dos hipertensos e as internações desnecessárias”, ressaltou.

Fausto Ferreira da Silva, prefeito de Pedrinópolis, recebeu das mãos de Anastasia a chave de uma ambulância, representando os 44 municípios beneficiados. A entrega de ambulâncias aos municípios mineiros faz parte do processo de descentralização das ações de saúde promovido pelo Governo de Minas, com a reorganização da rede hospitalar e incremento à assistência básica. Os investimentos aplicados por meio programa de melhoria dos serviços prestados por hospitais, nas cidades pólo, permitem o atendimento aos pacientes nas unidades mais próximas de seu município de origem, em casos de necessidade de determinados tipos de procedimentos.

Para a locomoção adequada e segura desses pacientes e integrando racionalmente os municípios das microrregiões para realizar o transporte, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) também implantou o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) que, desde 2004, recebeu investimento de R$ 33 milhões e beneficiou 232 municípios, em suas três primeiras fases. A atual quarta fase contabiliza, até o fim deste mês, a entrega de 473 ambulâncias, beneficiando, 3,7 milhões de pessoas, com investimentos de R$ 42 milhões.

As ambulâncias são equipadas com uma maca, um suporte para oxigênio, um banco para acompanhante e um reversor de corrente que possibilita agregar um equipamento elétrico. Cada veículo tem o valor unitário de R$ 54.695.

Unidade básica

A Unidade Básica de Saúde “Antuninha Delfino” foi inaugurada nesta sexta-feira (26) pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia. Pessoa de fibra e batalhadora, dona Antuninha é mãe do atual vice-prefeito de Monte Alegre de Minas, Ademar Delfino de Moura, e foi homenageada.

Mais de 90% da população de Monte Alegre de Minas é assistida pelo Programa Saúde da Família (PSF). O programa federal é fortalecido pelo Governo de Minas, que oferece incentivos financeiros para as equipes e colabora na construção de unidades básicas de saúde (UBS) que servem como ponto de apoio aos profissionais onde cada equipe do PSF recebe, mensalmente, R$ 1.250 de incentivo estadual.

Para a melhoria da assistência à saúde, o Governo de Minas destinou R$ 451 mil para o município, por meio do Programa Saúde em Casa, além de mais R$ 280 mil para aquisição de equipamentos e material permanente; implantação, ampliação e melhoria da coleta de esgoto e construção de centro de saúde.

Monte Alegre de Minas, com 18.969 habitantes, possui cinco equipes do PSF, responsáveis pelos serviços de atenção primária que compreende o atendimento a gestantes, com o pré-natal, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, hansenianos, tuberculosos, portadores de doenças cardiovasculares e transtornos mentais. São realizadas consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação e exames laboratoriais.

Os agentes comunitários de saúde das equipes fazem visitas domiciliares, assim como os médicos, enfermeiros e odontólogos, quando há necessidade. As equipes promovem atividades de prevenção de doenças como câncer de colo de útero, de mama e próstata; doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; desnutrição e acidentes na infância.

Ouça a entrevista do vice-governador de MG