Anastasia saúda volta da Forno de Minas aos fundadores

Anastasia participou da comemoração pelo retorno da empresa à família, na fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Anastasia saúda volta da Forno de Minas aos fundadores
Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia enalteceu a audácia e coragem da família Mendonça que retomou, após dez anos, o controle da empresa Forno de Minas, da qual é fundadora. “Com grande empenho e empreendedorismo, temos de volta essa magia”, disse Anastasia, que, na tarde desta quinta-feira (25), participou da comemoração pelo retorno da empresa à família, na fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a matriarca Maria Dalva Couto Mendonça, que é diretora industrial da empresa, já na segunda-feira (29), os consumidores poderão encontrar o famoso pão de queijo no comércio. “A receita de sucesso foi resgatada”, garantiu. A assistente administrativa de produção, Jaqueline Fernandes, confirmou: “É bom demais”. Ela trabalhou por 13 anos na fábrica, sendo admitida quando a empresa ainda pertencia à família Mendonça. Depois “vi as alterações na receita, que tiraram aquele gostinho delicioso”. Voltar a trabalhar com a família “é um enorme prazer”.

Anastasia destacou que a Forno de Minas é uma grande empresa, que emprega muitos trabalhadores e tem forte relevância para a economia mineira. Mas, sua importância extrapola a economia, pois é uma empresa que fabrica pão de queijo, “um produto da gastronomia mineira que, para muitos, é sinônimo de Minas Gerais”. O vice-governador lembrou que, há aproximadamente 60 dias, vivenciou a aflição, “pessoal e sob o ponto de vista da responsabilidade pública” de saber que a fábrica ia ser fechada.

Foi durante o seminário sobre a crise econômica, promovida pela Associação Comercial de Contagem. “Falávamos da crise, que está aí e sabemos que é séria, apresentando dificuldades para o mundo, para o Brasil, para Minas Gerais e para Contagem”. No entanto, salientou, “volto, hoje, a Contagem, para um momento de felicidade”. Para Anastasia, a empresa, com certeza, fará maiores expansões. De acordo com o vice-governador, ao ser acionado pela família Mendonça, o Governo do Estado disponibilizou apoio institucional.

O presidente da empresa Forno de Minas, Helder Mendonça, recordou que a empresa foi construída “cada pedacinho com muita paixão”, em 1990. Em 1999, foi passada para um grupo empresarial que, no início deste ano, decidiu pelo fechamento. “Pesamos os fatores positivos e as dificuldades e resolvemos reabrir a empresa”, contou. Também estiveram presentes a prefeita de Contagem, Marília Campos, o diretor comercial da Forno de Minas, Vicente Camelotti, a diretora de marketing, Helida Mendonça, e o padre Júlio César, que abençoou as instalações da fábrica.

Ouça aqui sobre a participação do Vice-governador no evento.